Auréolas de coloração superficial sem contorno definido, lembrando cores do arco-íris: Ions de metais pesados – ferro, manganês, cobre – na água de lavagem ou autoclave. = Alta concentração de substâncias minerais, como cálcio, ou presença de substâncias orgânicas na água de lavagem ou autoclave.
Manchas escuras: decorrem da esterilização de materiais cromados junto a materiais de aço inox no mesmo pacote ou ciclo.
Resíduo amarelo ou marrom-escuro. Encontram-se principalmente nos lugares difíceis de limpar. Não devem ser confundidos com oxidação (ferrugem) = Resíduos proteicos que já estavam incrustados nos instrumentos antes da lavagem; Uso repetido de detergente com água suja, onde resíduos em suspensão se agregam aos instrumentos; Resíduos depositados em soluções químicas desinfetantes não renovadas.
Coloração amarelada em todo o corpo do instrumento = Superaquecimento no processo de esterilização.
Manchas cinza-azuladas = Utilização de substâncias degermantes a frio e seus resíduos.
Pontos de corrosão por “pites”. É a mais frequente. Progride rapidamente e causa, em pouco tempo, a deterioração total do instrumento.= Provocada normalmente por íons halogênios que atuam na superfície do instrumental. Estes íons provêm de soluções salinas, cloreto, iodo, resíduos de secreções, detergentes, desincrustantes, ou soluções desinfetantes sujas.
FORÇA!!!