SóProvas


ID
5324815
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A trajetória da agropecuária nacional, embora tenha seu desenvolvimento ligado a condições naturais favoráveis, é igualmente indissociável dos condicionantes históricos, políticos, sociais e geográficos que traçaram o processo de construção do espaço rural brasileiro.

GUIMARÃES, Luiz Sérgio Pires. Evolução do espaço rural brasileiro. Rio de Janeiro: IBGE, 2016, com adaptações.

Com base no fragmento do texto apresentado como referência inicial, acerca da estrutura fundiária, do uso da terra e das relações de produção no campo brasileiro, julgue (C ou E) o item a seguir.

A produção agropecuária no Brasil da década de 1940 estava estruturada sobre uma malha fundiária extremamente desigual. Ao lado de grandes estabelecimentos dedicados à pecuária e a lavouras de alto valor comercial, coexistiam pequenos estabelecimentos que praticavam uma agricultura destinada à subsistência.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A partir dos anos 40, o Estado brasileiro passou a buscar a modernização das relações laborais e das estruturas fundiárias no campo. Contudo, remanesceu incólume o predomínio absoluto do latifúndio, ainda que este convivesse com pequenos estabelecimentos que se destinavam à subsistência.

    As tentativa de subverter os baixos rendimentos produtivos no campo, de forma a prover um mercado interno crescente no âmbito da substituição de importações, levaria à mecanização do campo, processo também conhecido como “industrialização e urbanização da agricultura”. Neste sentido, desde os anos 70 se vê uma junção de interesses entre setores agrícola, industrial, financeiro e estatal, todos direcionando esforços para criar cadeias de valor que começam no campo, mediante atividade técnica incentivada por atores financeiros, passam pela indústria e terminam no consumo ou na exportação, tudo isso tutelado por políticas públicos de incentivo (fomento, crédito, desoneração fiscal, regime tributário privilegiado para aquisição de bens de capital e insumos, etc.).