SóProvas


ID
5324833
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    As cidades médias desempenham o papel de núcleo estratégico da rede urbana do Brasil, constituindo elos dos espaços urbano e regional, desempenhando, nos anos de 1970 e de 1980, função estratégica na política nacional de desenvolvimento urbano do País. A importância das cidades médias reside no fato de que elas possuem uma dinâmica econômica e demográfica própria, permitindo atender às expectativas de empreendedores e cidadãos, manifestados na qualidade de equipamentos urbanos e na prestação de serviços públicos, evitando as deseconomias das grandes cidades e metrópoles.

MOTTA, Diana Meirelles; MATA, Daniel. Crescimento das cidades médias. In: IPEA, Boletim Regional e Urbano, Brasília, dez. 2008, com adaptações.

Considerando a discussão acerca do papel das cidades médias na modernização do Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir. 

A categoria de cidades médias no Brasil é oficialmente definida pelos critérios de localização, papel regional, densidade e porte demográfico. 

Alternativas
Comentários
  • Errado

    De fato, fatores como “localização, papel regional, densidade e porte demográfico” AJUDAM a caracterizar uma cidade média no Brasil, no entanto, NÃO existe uma definição oficial, e aí está o erro do item.

    De acordo com o IBGE (estudo REGIC), as cidades brasileiras podem ser classificadas em ordem decrescente de importância, sendo: Metrópoles (grande metrópole nacional, metrópole nacional e demais metrópoles); Capitais Regionais (capital regional A, capital regional B e capital regional C); Centros Sub-regionais (centro subregional A e centro sub-regional B); Centro de Zona (centro de zona A e centro de zona B) e Centro Local).

  • ERRADO

    NÃO TEM UMA DEFINIÇÃO PARA AS CIDADES MÉDIAS.

    Cidade média é um termo muito comum usado em urbanismo para designar cidades que abriguem de 100 mil a 300 mil habitantes. Muitas cidades acima de 100 mil habitantes já abrigam empresas e serviços de alto padrão e sofisticação. 

    ALGUNS EX:

    Alfenas, Araguari, Barbacena, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga (aglomeração), Itajubá, Ituiutaba, Lavras, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba, Varginha

    SE RASGUE DE TANTO ESTUDAR.

  • Cidades Médias do Nordeste, com população entre 200 e 600 mil Habitantes;

    Arapiraca- AL, Caruaru- PE, Campina Grande - PB, Petrolina - PE, Juazeiro do Norte- CE, Imperatriz- MA, Feira de Santana-- BA- , Vitória da Conquista- BA, Sobral- CE, Mossoró -- RN, entre outras.

  • Não há consenso sobre um conceito de cidades médias. Sua definição depende dos objetivos de especialistas e de políticas públicas específicas. Entretanto, o tamanho demográfico tem sido o critério mais aplicado para identificar as cidades médias, que podem ser consideradas aquelas cidades com tamanho populacional entre 100 mil até 500 mil habitantes.

    Fonte: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1002:catid=28