SóProvas


ID
532525
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Adorno e Horkheimer propuseram o conceito de Indústria Cultural ao analisar criticamente os efeitos dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos. Entre esses efeitos não está a:

Alternativas
Comentários
  • rei.fi.ca.ção

    1. considerar algo abstrato como coisa material
    2. representar o ser humano como objeto físico privado de qualidades pessoais ou de individualidade
      • De acordo com Marx, considerar o trabalho como uma mercadoria (commodity) exemplifica a reificação do indivíduo.
    3. transformar o homem ou algo em coisa - objeto de consumo
  • "O imperativo categórico da indústria cultural não tem nada a ver com liberdade, muito pelo contrário, é um dever adaptar-se sem reflexão, através de sua ideologia, a adaptação toma lugar da consciência. A indústria cultural vai dizer que o importante é adaptar-se àquilo que propicie vantagens aos mais potentes interesses. Assim é que todos acabam aceitando o mundo como é preparado pela indústria cultural. O objetivo último da indústria cultural é a dependência e o servilismo dos homens. E para ilustrar essa última frase Adorno cita uma pesquisa de opinião pública americana que diz que “as dificuldades de nossa época deixariam de existir se as pessoas se decidissem simplesmente a fazer tudo aquilo que personalidades eminentes sugerem”. Em síntese a indústria cultural trabalha para que o mundo seja ordenado precisamente do modo que ela sugere, impedindo a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e decidir conscientemente."
    http://www.educacaoliteratura.com.br/index%20128.htm
  • Não está de acordo com o pensamento de Adorno e Horkheimer sobre a Indústria Cultural nada que contribua para a emancipação crítica do indivíduo; pelo contrário, é parte da Indústria Cultural tudo aquilo que tolhe a consciência das massas e promove a mecanização do indivíduo e dos processos comerciais.
    Assim, coadunam com este pensar as alternativas (A), (B) (C)e (E).
    Nada na Indústria Cultural se propõe à conscientização; restando a alternativa (D)a ser marcada como correta.
    STN 2013 – COMUNICAÇÃO
    PROFESSORAS: CINTIA MORENO E JANAINA CARVALHO
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho www.pontodosconcursos.com.br 4

  • A indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer consiste em “moldar” toda a produção artística e cultural, de modo que elas assumam os padrões comerciais e que possam ser facilmente reproduzidas. Dessa forma, as manifestações de arte não são vistas somente como únicas, extremamente belas, mas principalmente como “mercadorias”, que incentivam uma reificação (ou transformação em coisa), e a alienação da arte feita para poucos e carentes de uma visão crítica a respeito.