SóProvas


ID
5325973
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A guerra civil deixou 10 mil vítimas, das quais mais de mil morreram degoladas. A prática da degola dos prisioneiros foi utilizada por ambos os lados, e era justificada pela incapacidade das forças em combate de fazer prisioneiros, mantê-los encarcerados e alimentá-los, pois as tropas lutavam em situação de grande penúria. Também teria por objetivo poupar munição. Muitos federalistas – calcula-se que em torno de 2.500 – emigraram para Montevidéu, enquanto outros foram para Buenos Aires.

ABREU, Alzira Alves. Revolução Federalista. In: ABREU, Alzira Alves.

Dicionário histórico-biográfico da Primeira República 1889-1930. CPDOC, com adaptações.

No que se refere aos levantes ocorridos no governo de Floriano Peixoto, julgue (C ou E) o item a seguir.

Conquanto tenha servido para fins propagandísticos, a intervenção da Marinha norte-americana em favor de Floriano Peixoto teve escasso efeito para desarticular a Revolta da Armada, pois ocorreu no momento em que as potências europeias já haviam garantido o cessamento das hostilidades na capital federal, declarando o Rio de Janeiro “cidade aberta”.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Ela iniciou-se quando canhões de embarcações da Marinha foram apontados para a capital do país. A cidade do Rio de Janeiro foi bombardeada durante semanas. A repressão governamental contou com o apoio da marinha norte-americana e fez com que os rebeldes precisassem abrir mão do cerco marítimo sobre a capital. A fuga dos rebelados levou-os ao Sul do Brasil, fazendo com que eles se juntassem a outra revolta em curso.

    RESPONDIDO E JUSTIFICADO, BOA PROVA !!!!

  • A situação de fragilidade do Governo Floriano demandava que ele possuísse uma segunda Marinha de Guerra, dado que a existente estava em motim, cercando o Rio de Janeiro; nesse contexto, ele demanda a fabricação dos três navios da Esquadra Flint, mas o processo demora mais do que o esperado e ele é forçado a pedir a intervenção da marinha estadunidense no conflito para que os insurgentes se retirassem. Os europeus não haviam cessado as hostilidades, apesar de já estarem furando o bloqueio para fazer intercâmbio comercial. A situação só se acerta conforme a marinha dos EUA chega (junto a apenas 1 dos 3 encouraçados Flint).

  • Referência: História das Relações Internacionais do Brasil, Doratioto e Vidigal, 2014, p. 40