SóProvas


ID
5325979
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A guerra civil deixou 10 mil vítimas, das quais mais de mil morreram degoladas. A prática da degola dos prisioneiros foi utilizada por ambos os lados, e era justificada pela incapacidade das forças em combate de fazer prisioneiros, mantê-los encarcerados e alimentá-los, pois as tropas lutavam em situação de grande penúria. Também teria por objetivo poupar munição. Muitos federalistas – calcula-se que em torno de 2.500 – emigraram para Montevidéu, enquanto outros foram para Buenos Aires.

ABREU, Alzira Alves. Revolução Federalista. In: ABREU, Alzira Alves.

Dicionário histórico-biográfico da Primeira República 1889-1930. CPDOC, com adaptações.

No que se refere aos levantes ocorridos no governo de Floriano Peixoto, julgue (C ou E) o item a seguir.

Apesar da conivência de autoridades regionais platinas e do apoio de movimentos populares, como a União Cívica Radical, aos insurgentes federalistas, as tropelias decorrentes da movimentação de revolucionários na região de fronteira não chegaram a comprometer a relação entre Rio de Janeiro e Buenos Aires.

Alternativas
Comentários
  • A Revolução Federalista, conhecida como Revolução da Degola, ocorreu entre fevereiro de 1893 e agosto de 1895. A guerra ultrapassou as fronteiras gaúchas, chegando a Santa Catarina em novembro de 1893 e ao Paraná em janeiro de 1894. O Rio Grande do Sul era uma das regiões mais instáveis do Brasil
  • CERTO

    A guerra ultrapassou as fronteiras gaúchas, chegando a Santa Catarina 

    O Rio Grande do Sul era uma das regiões mais instáveis do Brasil.

    EU ESTAVA LÁ, INFANTE VELHO DE GUERRA!!!

  • Nas páginas 181 e 182 da obra História da política exterior do Brasil (A. Cervo e C. Bueno), lê-se:

     Uma vez passado o período de euforia republicana, as duas nações [Brasil e Argentina] voltaram a se observar com espírito de rivalidade, embora não houvesse qualquer problema grave e concreto a embaraçar-lhes as relações após a solução do litígio de Palmas, arbitrado pelo presidente dos Estados Unidos, Grover Cleveland. As tropelias decorrentes de movimentação de revolucionários nas fronteiras dos dois países não eram suficientes para estremecer as suas relações.

  • Revolução Federalista expôs a divisão entre os republicanos, isto é, entre os que defendiam maiores poderes para o presidente da República e os que apoiavam a descentralização do , com maior participação dos estados.

    Além disso, militares do Exército e da Marinha disputavam mais espaço no governo republicano. O conflito foi marcado pela violência e crueldade. A revolução foi derrotada pelas tropas fiéis a Floriano Peixoto, que se tornou o “Marechal de Ferro”, consolidando a República no Brasil de forma enérgica e violenta.

    Fonte: mundoeducacao. uol