SóProvas


ID
5326024
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Acerca das relações do império com as repúblicas sul-americanas, julgue (C ou E) o item a seguir.

Com a deflagração da Guerra da Tríplice Aliança, o Brasil buscou pacificar as próprias relações com as repúblicas do Pacífico, estremecidas pelos protestos chilenos e peruanos contra a suposta quebra de neutralidade brasileira durante a Guerra da Quádrupla Aliança contra a Espanha.

Alternativas
Comentários
  • Desde o início da Guerra da Quádrupla Aliança, na década de 1860, o Império do Brasil buscou manter-se neutro, por entender que o conflito entre a Espanha e suas ex-colônias apenas dizia respeito a elas. 

    Contudo, o bombardeio espanhol ao porto chileno de Valparaíso, em março de 1866, levou a diplomacia brasileira a manifestar um protesto ao governo espanhol.  
    Francisco Adolpho Varnhagen, que era o encarregado de negócios do Império brasileiro no Peru, Chile e Equador desde o ano 1863, teve uma postura diferente daquela do governo. Em relação à ocupação das ilhas Chinca pelos espanhóis, o encarregado brasileiro, que naquele momento se encontrava em Santiago do Chile, acabou por emitir, conjuntamente com o governo chileno, um protesto contra o governo espanhol, em decorrência da atuação da esquadra espanhola na América. Essa postura americanista de Varnhagen não foi aprovada pela chancelaria brasileira, que havia declarado neutralidade. 

    Por outro lado, em meados de 1866, após bombardear Valparaíso e Callao, parte da frota espanhola ancorou no Rio de Janeiro, onde foi reparada e reabastecida. Por conta disso, chilenos e peruanos remeteram vários protestos ao governo imperial, por entenderem que o Brasil, ao receber navios de guerra espanhóis em seus portos, estaria quebrando a sua neutralidade na Guerra da Quádrupla Aliança. 

    Na verdade , apesar da declarar-se neutro o Brasil não atuou diretamente na guerra mas mostrou seus interesses, o que levou à desconfiança dos estados do Pacífico, até mesmo porque o projeto expansionista do Império Brasileiro era claro. Porém, do momento em que começou a guerra da tríplice aliança, a Guerra do Paraguai, o Brasil procurou amenizar suas relações com os Estados da Quádrupla Aliança por temer sua interferência, o que poderia prejudicar os interesses brasileiros na região do Prata – mais prementes do que aqueles no resto da América do Sul - e na fronteira entre Brasil (Mato Grosso) e Paraguai. 

    Por conseguinte, a afirmativa é correta. É uma questão que demanda estudo de bibliografia bastante específica, como a dissertação de mestrado de Rafael Canaveze : O Brasil e a Guerra no Pacífico : alianças estratégicas e relações diplomáticas (1879-1883), apresentada na Universidade estadual Pauslista. Ou ainda publicações da Fundação Alexandre de Gusmão, especializada em política internacional 

    Gabarito do Professor: CERTO