-
Errado.
A rigor, nada destoa mais em espírito da diplomacia juscelinista do que a de Quadros. [...] JK manteve-se, até o fim, sempre dentro do paradigma de colaboração com os Estados Unidos, no interior de um quadro de atuação basicamente hemisférico. Jânio intuiu que essa abordagem, muitas vezes tentada sem sucesso, chegara finalmente a um impasse e passou a olhar além do horizonte da política interamericana. (RICUPERO, Diplomacia na Construção do Brasil, p. 392)
-
Em se tratando de Brasil, falou em coerência, está automaticamente errada kkkkk
-
GABARITO: ERRADO
De acordo com a banca examinadora, "a PEI rompeu com o princípio da política externa brasileira anterior, até então alinhada com o norte global. A premissa da política internacional brasileira passou a ser relacionada à avaliação de que o Brasil, dada sua importância econômica presente e futura, deveria atuar de forma diferente, mais alinhado aos seus interesses e à sua importância no cenário mundial. Assim, a lógica fundamental da política externa foi alterada. Há autores que defendem argumento oposto, alguns defendendo a tese de que o Brasil já havia defendido posições favoráveis aos países pobres; no entanto, tais posicionamentos estavam alinhados a decisões ancoradas nos interesses do chamado norte global, não em uma posição independente do Brasil".
Referência: LOUREIRO, Felipe. A política externa brasileira do pós-guerra ao golpe de 1964: construindo as bases da diplomacia brasileira contemporânea. In: FERREIRA, Jorge. O Brasil Republicano: o tempo da experiência democrática. Vol. 3: Da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964 (p. 196). Civilização Brasileira: Kindle Edition.
-
GAB: ERRADO
A Política Externa Independente (PEI), instituída no governo Jânio Quadros, em 1961, e mantida em suas linhas gerais pelo governo de João Goulart, foi coerente e deu continuidade à tradição da política externa brasileira.
-
Resumindo, sem enrolação:
-
A PEI instituída por Jânio Quadros, era totalmente diferente da adotada por Vargas, que defendia o Nacionalismo e era mais abrangente que a de JK, que se aliava, fortemente, quase que exclusivamente, aos EUA.
A PEI buscava abranger tanto os países comunistas quanto os capitalistas, tendo o Brasil nessa época, relações com Cuba e URSS, além de manter com os EUA.
-
Se errei em algo,acrescenta aí nos comentários.
-
Mike, Jango era considerado Comunista. = Você já poderia matar a questão com isso.
As Reformas de Base de Goulart tinham como intuito o “fortalecimento do papel do estado e redistribuição de renda, garantindo a consolidação e ampliação do mercado interno e um crescimento econômico mais equilibrado”
A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart.
CFO PM BA
Brasillllllll!!!