Assertiva traz um enunciado sobre David Ricardo e sua teoria das vantagens comparativas, porém questiona mesmo sobre a fronteira ou curva de possibilidades de produção.
Vamos analisar:
Economia de escala é a situação na qual ao se dobrar a produção, por exemplo, os custos menos do que dobram, causando uma redução do custo unitário à medida que a quantidade produzida aumenta.
Isso não está relacionado à inclinação da curva de possibilidades de produção. Esta inclinação indica a eficiência na substituição da produção de um bem em relação ao outro, ou seja, o custo de oportunidade de se abrir mão da produção de um bem para produzir o outro, esses custos de oportunidade são crescentes normalmente.
A curva de possibilidades de produção é, normalmente, côncava porque os bens não são perfeitamente substituíveis entre si, se o fossem a "curva" teria, justamente, uma forma linear. Nesse último caso, o custo de oportunidade de se abrir mão da produção de um bem pelo outro seria constante e não mais crescente.
Gabarito do Professor: ERRADO.
Existem três formatos para FPP quando tratamos das teorias de comércio internacional
- Linear nos modelos clássicos.
- Côncava - associada a quebra do pressuposto de custos de oportunidade constantes, e então passamos a considerar custos crescentes na alteração da pauta de produção (p.81 appleyard).
- Convexa - associada aos ganhos de escala (como menciona o item) (p.197 appleyard).
Appleyard, D. R., Field Jr, A. J., Cobb, S. L., & Lima, A. F. Economia Internacional-6. AMGH Editora, 2010.