SóProvas


ID
5326228
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O modelo de vantagens comparativas de David Ricardo é um dos principais modelos de teoria econômica e é amplamente utilizado para explicar relações de trocas em diferentes contextos. No que se refere a esse modelo, julgue (C ou E) o item a seguir.

O modelo de comércio de David Ricardo descreve como é possível alcançar pontos acima e à direita na fronteira de possibilidades de consumo.

Alternativas
Comentários
  • Note-se que com a implementação do comércio internacional, é possível que os países se especializem, produzindo mais do que o que seria possível se não houvesse a especialização. Nessa situação, como a produção global aumenta, há uma expansão também do consumo e isso é representado, na questão, como um deslocamento para a direita da Fronteira de Possibilidade de Consumo. Prof. Amanda Aires

  • Questão sobre David Ricardo e sua teoria das vantagens comparativas.

    Vamos analisar a proposição:

    David Ricardo (1772-1823) colocou-se, fortemente, contra as Leis dos Cereais na Inglaterra, a qual ao proteger os proprietários de terra, prejudicava os industriais, comprimindo os lucros, ao elevarem o custo de vida dos trabalhadores (preços dos alimentos) e aumentarem, por consequência, os salários.

    Nesse contexto se insere a teoria das vantagens comparativas, a qual propõe a especialização produtiva dos diferentes países naquilo que são mais eficientes e a troca internacional como forma de abastecer as necessidades.

    Maior especialização, maior produtividade, maior produção, logo a curva/fronteira de possibilidades de produção (e consumo) conjunta se desloca para cima e para a direita, atingindo maiores níveis de produção.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • a professora Amanda Aires não deve ser muito boa, pois já é o segundo erro que vejo dela, nas correções. A questão fala de um ponto acima e à direita NA fronteira de possibilidades de consumo. Ou seja, fala como a função de ricardo faz com que o consumo chegue até a fronteira de possibilidade de consumo. Não se trata do deslocamento da curva, até porque o deslocamento da curva de possibilidade de consumo ocorre (1) pelo aumento da renda; (2) pela variação dos preços.