SóProvas


ID
5326231
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O modelo de vantagens comparativas de David Ricardo é um dos principais modelos de teoria econômica e é amplamente utilizado para explicar relações de trocas em diferentes contextos. No que se refere a esse modelo, julgue (C ou E) o item a seguir.

Na teoria clássica de comércio, as vantagens comparativas são explicadas por funções de produção diferentes dos dois países.

Alternativas
Comentários
  • Sim, para que exista uma vantagem comparativa, é preciso que tenhamos custos de oportunidade diferentes entre os países e isso é devido por uma diferença, também, na função de produção de cada país. - Prof. Amanda Aires

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre vantagens comparativas.

    A teoria das vantagens comparativas foi uma teoria criada por David Ricardo, que argumentou que os países devem produzir os produtos que apresentem o menor custo de oportunidade naquele país. Ou seja, mesmo que um país não possua vantagem absoluta na produção de um bem, ainda assim o comércio internacional poderia ocorrer, por meio das vantagens comparativas.

    Mas o que gera as vantagens comparativas?

    Segundo a teoria, tais vantagens são geradas pelas diversas funções de produção dos países. Um país pode ter uma função focada mais em capital enquanto outro pode ter uma função mais focada em trabalho.

    E isso faz com que um país tenha vantagem comparativa na produção de um bem que demanda muito capital enquanto que o outro país tenha vantagem comparativa na produção de um bem que demanda muito trabalho.

    Assim, as diversas combinações de fatores de produção (capital e trabalho) que os países possuem, expressas pelas funções de produção dos países é que explicariam as vantagens comparativas.


    Gabarito do Professor: CERTO.