SóProvas


ID
5326255
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O ano de 2020 tem se caracterizado por fortes oscilações no mercado cambial e por políticas econômicas bem ativas, adotadas por países que buscam lidar com a situação econômica deflagrada pela pandemia. Quanto ao funcionamento de uma economia aberta pequena e com livre mobilidade de capitais, julgue (C ou E) o item a seguir.

Sempre que uma política fiscal ou monetária provoca efeitos cambiais, há variação nas exportações líquidas.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão nos cobra conhecimento de macroeconomia, mais especificamente do Modelo Mundell-Fleming ou, simplesmente, IS-LM-BP. Vamos analisar:

    O modelo Mundell-Fleming é mais complexo do que o modelo IS-LM, pois inclui o setor externo na análise. Além das tradicionais curvas IS e LM, acrescenta-se a curva BP, a qual representa as combinações de taxas de juros e nível de renda que equilibram as contas externas, o saldo do balanço de pagamentos. O modelo passa a contar com as taxas de juros e renda internacionais, taxa de câmbio e os preços domésticos e estrangeiros. Dito isso, vamos ao enunciado.

    Esse modelo apresenta diversas possibilidades de cenários e, por isso, é importante captar duas informações do texto introdutório: "economia aberta pequena" e "livre mobilidade de capitais".

    - Economia aberta pequena: uma economia desse porte não é capaz de impactar as taxas de juros internacionais e a taxa de juros interna será igual à internacional. A abertura da economia proporcionará arbitragem entre as taxas de juros e câmbio.

    - Livre mobilidade de capitais: isso impacta na posição da curva BP, mobilidade perfeita de capital implica em uma curva elástica, isto é, uma BP paralela ao eixo do nível de renda, uma BP deitada.

    Vamos à proposição propriamente dita:

    Se estamos falando de efeitos cambiais, estamos falando de câmbio flutuante. No caso em tela, câmbio flutuante e perfeita mobilidade de capitais, uma política fiscal se torna ineficaz, enquanto a monetária é eficaz. Vamos ver o porquê:

    - Política fiscal expansionista: desloca a IS para a direita, pressiona a taxa de juros interna a se elevar, há entrada de recursos externos devido à atratividade da taxa, câmbio se aprecia (valorização), saldo externo cai (aumento das importações e diminuição das exportações), IS volta para a posição original.

    - Política monetária expansionista: desloca a LM para a direita, pressiona a taxa de juros interna a se reduzir, há saída de recursos (fuga de capitais), câmbio de desvaloriza, saldo externo se eleva (aumento das exportações líquidas), IS se desloca para a direita.

    RESSALVA: o enunciado poderia ter deixado explícito que se referia à variação POSITIVA nas exportações líquidas, pois variação pode ser positiva ou negativa.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Embora nem toda política quando realizada gere efeitos cambiais, quando isso acontece – sendo válido para os momentos em que temos câmbio flutuante que é quando podemos ter um efeito cambial – haverá uma alteração nas exportações líquidas. No caso de uma política fiscal expansionista, por exemplo, haverá uma queda das exportações líquidas. Por outro lado, no caso de uma política monetária expansionista, haverá um aumento das exportações líquidas. Nesse caso, a questão é verdadeira e, assim, deverá receber um recurso. Prof. Amanda Aires