SóProvas


ID
5326258
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Brasil sempre teve problemas em manter uma taxa de poupança elevada. A respeito da dinâmica poupança e consumo, julgue (C ou E) o item a seguir.

Em uma abordagem intertemporal, a taxa de juros pode afetar decisões de consumo, diferentemente da abordagem keynesiana tradicional em que apenas a renda corrente afeta o consumo corrente.

Alternativas
Comentários
  • O item é verdadeiro. De acordo com a abordagem intertemporal, a taxa de juros afeta, sim, a decisão dos indivíduos e isso não é visto por Keynes. No modelo Keynesiano o consumo é afetado exclusivamente pela renda corrente e tem seu valor dado de acordo com o Consumo autônomo e com a propensão marginal a consumir. - Prof. Amanda Aires

    Detalhe: item cobrado não previsto no edital! Economia Intertemporal, elemento não previsto do edital do CACD

  • Questão sobre taxa de juros, consumo e poupança e a perspectiva keynesiana e de seus críticos acerca desses temas.

    Vamos analisar o item:

    Para Keynes ("abordagem keynesiana tradicional"), o consumo seria composto de um elemento autônomo (independente da renda) e de outro elemento dependente da renda e da propensão marginal a consumir (C = C0 + c*Yd). Logo, a segunda parte da assertiva está correta, pois não há taxa de juros na equação.

    No entanto, trabalhos posteriores - ciclo da vida de Modigliani, teoria da renda permanente de Friedman, etc. - argumentaram pela prevalência da perspectiva do consumo presente e futuro, os quais dependeriam sim das taxas de juros. As decisões de consumo seriam intertemporais portanto.


    Gabarito do Professor: CERTO.