Certo
No início da década de 1950, Franco Modigliani e seu aluno, desenvolveram uma teoria baseada na observação de que as pessoas fazem decisões de consumo com base tanto nos recursos disponíveis para eles ao longo de sua vida, quanto sobre a sua atual fase de vida. Modigliani e Brumberg observaram que os indivíduos acumulam ativos nos estágios iniciais de suas vidas profissionais. Mais tarde, durante a aposentadoria, eles fazem uso de seu estoque de ativos. Os trabalhadores economizam para suas vidas pós-aposentadoria e alteram seus padrões de consumo de acordo com suas necessidades em diferentes fases de suas vidas.
Embora baseada em um exame do comportamento individual, essa teoria forneceu previsões importantes para a economia como um todo. Ele prevê que a poupança agregada de um país depende da taxa de crescimento da renda nacional, não do seu nível. Além disso, o estoque de riqueza em uma economia está relacionado à duração do período de aposentadoria. Embora inicialmente houvesse muitos desafios para essa teoria do consumidor, sua relevância no pensamento econômico foi recentemente reconhecida.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_ciclo_de_vida
abraços
Boa sorte!!
Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Consumo Intertemporal.
O ciclo de vida de Modigliani é uma das teorias que visam explicar o consumo entre períodos de tempo.
Basicamente, a teoria afirma que a renda das pessoas varia ao longo da vida. Jovens, por estarem iniciando sua vida laboral, possuem menor renda. Já as pessoas com mais idade, possuem maior renda.
No entanto, quando da aposentadoria, a renda volta a cair, pois o valor da aposentadoria é significativamente menor que o salário no auge profissional, por exemplo.
Assim, segundo a teoria de Modigliani, os jovens devem poupar para a aposentadoria, diminuindo o consumo presente (menor propensão média e marginal a consumir). Essa poupança deve ocorrer para que quando esse jovem envelhecer e se aposentar, ele possa contar com sua aposentadoria e também com a poupança que juntou ao longo da vida.
Dessa forma, quando for mais idoso, a pessoa poderá desfrutar de um maior padrão de consumo, podendo, inclusive, gastar o que poupou (a chamada "despoupança").
Portanto, segundo a teoria, os mais idosos apresentam um comportamento de despoupança. De fato, então, a teoria de Modigliani explica o comportamento de despoupança pelos mais idosos.
Gabarito do Professor: CERTO.