Apesar da entrada de petrodólares na economia brasileira durante o governo Geisel, não houve um aumento das reservas internacionais no início do seu governo. Deve-se notar que apesar de um superávit da conta de capitais e financeira do balanço de pagamentos, houve, por outro lado um enorme déficit no saldo em transações correntes que, nos anos de 1974 e 1975, foram maiores que o resultado da conta de capitais, fazendo com que o saldo do Balanço de Pagamentos fosse negativo no período, o que caracterizava, assim, uma redução das reservas e não um aumento conforme apontado pela alternativa. Cabe recurso - Prof. Amanda Aires
Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.
O governo Geisel ocorreu durante a ditadura militar. Ele foi presidente de 1974 a 1979. Durante o período, o governo lançou o II PND, plano econômico que visava aumentar o desenvolvimento no país.
Durante o período do plano, o Brasil cresceu sua economia a altas taxas, o que acarretou o aumento das reservas internacionais, advindas do endividamento externo.
Porém, o alto endividamento externo e a inflação cobraram seu preço mais a frente, quando o Brasil enfrentou a década perdida.
Mas, durante o período, de fato as reservas internacionais aumentaram.
Gabarito do Professor: CERTO.