SóProvas


ID
5326267
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Brasil sempre teve problemas em manter uma taxa de poupança elevada. A respeito da dinâmica poupança e consumo, julgue (C ou E) o item a seguir.

No início do governo Geisel, as reservas internacionais aumentaram em reflexo ao momento vivido pela economia brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Certa

    O inicio do governo Geisel ainda pegou o finalzinho da era "Milagre Econômico"(1968/1973), foi um período de crescimento com endividamento, isso atraiu muito capital externo para o Brasil. Nosso crescimento era de cerca de 10%a.a.

    abraços

    boa sorte!

  • Apesar da entrada de petrodólares na economia brasileira durante o governo Geisel, não houve um aumento das reservas internacionais no início do seu governo. Deve-se notar que apesar de um superávit da conta de capitais e financeira do balanço de pagamentos, houve, por outro lado um enorme déficit no saldo em transações correntes que, nos anos de 1974 e 1975, foram maiores que o resultado da conta de capitais, fazendo com que o saldo do Balanço de Pagamentos fosse negativo no período, o que caracterizava, assim, uma redução das reservas e não um aumento conforme apontado pela alternativa. Cabe recurso - Prof. Amanda Aires

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.

    O governo Geisel ocorreu durante a ditadura militar. Ele foi presidente de 1974 a 1979. Durante o período, o governo lançou o II PND, plano econômico que visava aumentar o desenvolvimento no país.

    Durante o período do plano, o Brasil cresceu sua economia a altas taxas, o que acarretou o aumento das reservas internacionais, advindas do endividamento externo.

    Porém, o alto endividamento externo e a inflação cobraram seu preço mais a frente, quando o Brasil enfrentou a década perdida.

    Mas, durante o período, de fato as reservas internacionais aumentaram.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Edson: entrada de capitais não significa, necessariamente, aumento das reservas internacionais: ∆RI = STC + CKF. Ou seja, a variação (positiva ou negativa) das reservas internacionais depende, também, do saldo em transações correntes. Um déficit muito grande em conta corrente (como foi o caso do período correspondente ao início do governo Geisel) pode causar diminuição, e não aumento, das reservas, mesmo com grande entrada de capitais.