Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre estruturas de mercado.
Em um mercado de concorrência perfeita, as firmas e os consumidores são tomadores de preço, ou seja, eles apenas aceitam o preço que o mercado transaciona.
Isso significa que uma nova mercearia não teria incentivos para vender as frutas por menos de $5.
"Mas Jetro, se ela não vendesse mais barato, ela não poderia atrair mais consumidores que as outras mercearias?".
Infelizmente, esta estratégia não daria certo neste mercado. Como estamos em um mercado competitivo, está vigente o pressuposto da informação perfeita. Este pressuposto significa que tanto ofertantes quanto consumidores conhecem o preço do mercado vigente.
Assim, se a nova mercearia baixasse o preço dela para $4, por exemplo, automaticamente todas as outras mercearias saberão disso (informação perfeita) e, portanto, também baixarão o preço para $4.
Só que repare que essa estratégia da firma não deu certo. Ela baixou o preço, mas todo mundo baixou também. Ou seja, ela não ganhou mais consumidores. A única coisa que aconteceu foi ela ter diminuído os lucros dela (pois podia ter vendido as frutas a $5, mas vendeu a $4).
Repare que, num mercado competitivo, não compensa para a firma abaixar os preços, pois a única coisa que acontecerá é ela reduzir seus próprios lucros. Assim, a mercearia nova apenas aceitará o preço que o mercado transaciona, isto é, venderá suas frutas a $5.
Gabarito do Professor: CERTO.