SóProvas


ID
5326273
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em um pequeno país, o mercado de maçãs funciona em equilíbrio sob concorrência perfeita. Em determinada data, o quilo da maçã é vendido, em todo o país, por $ 5. Considere nulos os custos de transação e os custos de menu. De acordo com essa situação hipotética, julgue (C ou E) o item a seguir.

Uma nova mercearia que venda maçãs no pequeno país não terá incentivos para vender as frutas por menos que $ 5 por quilo, pois obterá lucros menores do que conseguiria caso mantivesse o preço no nível de equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • se ela colocar menos de 5 todos comprariam com ela então ela venderia mais , a 5 reais ela não ganha diferencial e pode ate perder mercadoria ... depende da estrategia de marketing

  • Nesse caso vale a lógica da regra do p = CMg. Nesse caso, a empresa não terá incentivos de reduzir o preço porque mesmo com o aumento da demanda, ela não terá uma expansão de lucros dada a sua limitação de produção. Nessa situação, o mais interessante para a empresa será, de fato, manter o preço de equilíbrio de mercado. Assim, a alternativa está verdadeira.

  • Pela lógica de mercado, é óbvio que a mercearia teria lucros maiores vendendo suas maças por 4,80, por exemplo. Mas a questão trata de um pequeno país, com capacidade limitada de produção, além de que, a questão não diz que o preço é 5, mas que em determinada data são vendidas por 5. Entende-se pois que há um evento que aumenta a procura pela fruta e por isso o preço foi fixado em 5.

    GAB. C

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre estruturas de mercado.

    Em um mercado de concorrência perfeita, as firmas e os consumidores são tomadores de preço, ou seja, eles apenas aceitam o preço que o mercado transaciona.

    Isso significa que uma nova mercearia não teria incentivos para vender as frutas por menos de $5.

    "Mas Jetro, se ela não vendesse mais barato, ela não poderia atrair mais consumidores que as outras mercearias?".

    Infelizmente, esta estratégia não daria certo neste mercado. Como estamos em um mercado competitivo, está vigente o pressuposto da informação perfeita. Este pressuposto significa que tanto ofertantes quanto consumidores conhecem o preço do mercado vigente.

    Assim, se a nova mercearia baixasse o preço dela para $4, por exemplo, automaticamente todas as outras mercearias saberão disso (informação perfeita) e, portanto, também baixarão o preço para $4.

    Só que repare que essa estratégia da firma não deu certo. Ela baixou o preço, mas todo mundo baixou também. Ou seja, ela não ganhou mais consumidores. A única coisa que aconteceu foi ela ter diminuído os lucros dela (pois podia ter vendido as frutas a $5, mas vendeu a $4).

    Repare que, num mercado competitivo, não compensa para a firma abaixar os preços, pois a única coisa que acontecerá é ela reduzir seus próprios lucros. Assim, a mercearia nova apenas aceitará o preço que o mercado transaciona, isto é, venderá suas frutas a $5.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Está certo porque nas condições ideais de concorrência perfeita o Preço = CMg, o que não torna interessante e sustentável uma política de preços menores. Em um pensamento desequilibrista schumpeteriano essa solução via inovação seria possível.