ERRADO. Se o PIB real é igual ao PIB potencial, a taxa de desemprego é igual à taxa de desemprego natural, portanto a taxa de desemprego é superior a zero. A Lei de Okun aponta para a relação inversa entre PIB e desemprego. O hiato do produto (diferença entre PIB real e PIB potencial) é proporcional à diferença entre a taxa de desemprego e a taxa natural de desemprego. Nos dados pesquisados por Arthur Okun, o aumento de 1% na taxa de desemprego reduzia o PIB em 2,5% em comparação com o PIB potencial. No outro sentido, para cada 1% de crescimento do PIB acima da taxa tendencial, o desemprego reduzia 0,4%
Atenção: não confundir Lei de Okun (PIB × desemprego) com Curva de Phillips (que relaciona inversamente inflação e desemprego, e não PIB e desemprego). Pegadinha clássica.
Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre a Lei de Okun.
A lei de Okun foi criada pelo economista Arthur Okun. A lei estabelece que o crescimento econômico é inversamente relacionado ao desemprego.
A lei é expressa algebricamente pela equação abaixo:
➢ ut – ut-1 = -B(gyt – gy)
Onde:
ut = taxa de desemprego no período corrente;
ut-1 = taxa de desemprego no período anterior;
B = É a inclinação da curva do desemprego x crescimento, indicando a sensibilidade com que o desemprego varia em decorrência do crescimento econômico. O sinal de (-) em frente ao B indica a relação inversa entre o crescimento econômico e a taxa de desemprego;
gyt = taxa de crescimento do produto;
gy = taxa normal de crescimento do produto.
Dito isso, já podemos começar a responder a questão.
O PIB potencial de uma economia representa o máximo que essa economia pode produzir. Daí o nome PIB potencial.
Esse PIB potencial é alcançado quando a economia produz o máximo de fatores de produção que consegue. No entanto, a economia não consegue empregar 100% dos fatores de produção, razão pela qual qualquer economia possui uma "taxa natural de desemprego", isto é uma taxa de desemprego que ocorrerá se a economia crescer ao PIB potencial.
Dessa forma, se o crescimento ocorrer às taxas do PIB potencial, a taxa de desemprego NÃO SERÁ igual a zero. Na verdade, se o crescimento ocorrer ao PIB potencial, a taxa de desemprego será igual à taxa natural de desemprego.
Gabarito do Professor: ERRADO.