SóProvas


ID
5326312
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A escalada das taxas de inflação nos anos de 1980 levou a diversas tentativas de controle inflacionário, consubstanciadas nos “planos econômicos” adotados no período, particularmente no governo do presidente José Sarney (1985-1990). Entre esses planos, obteve particular impacto o Plano Cruzado I (1986). A esse respeito, julgue (C ou E) o item a seguir.

O congelamento dos preços não foi respaldado por políticas de redução dos gastos públicos, o que resultou no aumento do deficit público e cooperou para o excesso de oferta de moeda na economia.

Alternativas
Comentários
  • Temos aqui mais uma questão sobre o Plano Cruzado, tema recorrente em provas de Economia Brasileira. Vamos analisar a temática dos gastos públicos dentro do plano.

    Nos primeiros momentos após a introdução do Plano Cruzado, houve melhora das contas públicas do governo brasileiro, aumentando a poupança do setor público em 1986. Isso ocorreu, basicamente, por um aumento das receitas tributárias decorrente do crescimento econômico e do fim momentâneo das elevadas taxas de inflação.

    Porém, do ponto de vista das despesas, houve redução daquelas destinadas aos juros reais e aumento das despesas não financeiras, acarretando manutenção das despesas totais: 23,81% do PIB em 1985 para 23,70% em 1986. Esse resultado mudou de direção e a partir de 1987 até 1989, o país apresentou poupanças negativas no governo.

    Assim, vemos que, de fato, não houve esforço na redução dos gastos públicos durante o Plano Cruzado, embora tenham se aumentado as receitas inicialmente.


    Referência:

    GIAMBIAGI, Fabio. Economia Brasileira Contemporânea (1945-2015) / Fabio Giambiagi et al. – 3ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • O Plano Cruzado foi unicamente heterodoxo. Dessa forma, não considerou a inflação de demanda causada pelo desajuste dos gastos públicos, o que causou, assim, um aumento da oferta de moeda e uma aceleração do déficit público.

  • Se eu continuar resolvendo questão de macroeconomia aqui vou desistir de prestar prova para delegado e ir para a carreira de diplomata. Eheuheuehuehu