SóProvas


ID
5327437
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Bambuí - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Conhecer os componentes de uma instalação hidrossanitária é de suma importância para o correto dimensionamento desse tipo de instalação, portanto, no caso de instalações de água fria, cabe ao projetista responsável técnico pela obra conhecer e compreender os aspectos da ABNT - NBR 5626/1988 (Instalação predial de água fria).

Sendo assim, relativo aos componentes de uma instalação de água fria, relacione a COLUNA I a COLUNA II.

COLUNA I
1. Retrossifonagem.
2. Sulco.
3. Junta.
4. Camisa.
5. Barrilete.

COLUNA II
( ) É a cavidade destinada a acomodar tubulações de água, aberta ou pré-moldada, de modo a não afetar a resistência da parte do edifício onde é executada.
( ) É a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto.
( ) É o resultado da união de dois componentes através de um determinado processo, envolvendo ou não materiais complementares.
( ) É a refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à atmosférica.
( ) É a disposição construtiva na parede ou piso de um edifício, destinada a proteger e/ou permitir livre movimentação à tubulação que passa no seu interior.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    D 2 5 3 1 4.

  • Fiz primeiro a definição de Barrilete, que é típica em prova e está transcrito igual da norma, sabendo o número 5, divergia apenas as definições de camisa e junta, como o nome junta da ideia de uma união mesmo, de juntar dois materiais e camisa a ideia de proteção marquei o gabarito correto.

  • (2. Sulco) É a cavidade destinada a acomodar tubulações de água, aberta ou pré-moldada, de modo a não afetar a resistência da parte do edifício onde é executada.

    (5. Barrilete) É a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto.

    (3. Junta) É o resultado da união de dois componentes através de um determinado processo, envolvendo ou não materiais complementares.

    (1. Retrossifonagem) É a refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à atmosférica.

    (4. Camisa) É a disposição construtiva na parede ou piso de um edifício, destinada a proteger e/ou permitir livre movimentação à tubulação que passa no seu interior.