SóProvas


ID
5327950
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A tipologia documental é o estudo que tem como objeto os tipos documentais, ou seja, a configuração que a espécie documental assume de acordo com a função que a gerou. Qual elemento de estudo utilizado pela tipologia documental permite ampliar os dados elencados pela análise da diplomática tradicional no intuito de identificar os tipos documentais?

Alternativas
Comentários
  • Gênese documental: significa a ação que determinou sua elaboração, ou seja, a relação intrínseca do conteúdo informacional de um documento ou imagem com a objetividade de seu produtor/originador.

  • A tipologia documental é definida por Bellotto (2004, p. 52) como “[...] a ampliação da diplomática na direção da gênese documental e de sua contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora”. De forma resumida, a “[...] tipologia é o estudo dos tipos documentais (aliando arquivística e diplomática)” (BELLOTTO, 2014, p. 349)

  • A questão trata de termos relacionados à arquivologia, como descritores, temporalidade e transcrição paleográfica.

    a) Temporalidades arquivísticas são prazos que os documentos terão que cumprir nas fases correntes e intermediárias, até que possam ser eliminados ou recolhidos para o arquivo permanente. Errada.
    b) Descritores de descrição são termos padronizados para identificar assuntos específicos. Errada.
    c) Requisitos de automação arquivística, a depender do contexto, são requisitos para informatizar a gestão documental dos arquivos. Errada.
    d) Transcrição paleográfica é uma reprodução de textos paleográficos. Errada.
    e) Segundo Bellotto, no manual "Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de arquivo", 

    "Gênese documental é a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora."
    Fonte: Bellotto, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002. 

    Gabarito do Professor: E 
  • Gabarito: E

    A espécie torna-se tipo quando justamente lhe agregamos a sua gênese, a atividade/função/razão funcional que lhe gera a aplicação de uma actio em uma conscriptio (a espécie).” (Bellotto, 2002, p.72)

    Sigam no Instagram: @mundodaarquivologia

  • AOCP pegou pesado nessa prova de Arquivologia da PCPA