-
Livor e rigidez fazem parte dos fenômenos cadavéricos ABIÓTICOS CONSECUTIVOS (+ de 6h do óbito).
Abióticos consecutivos —> LARD
Livor
Algor (resfriamento)
Rigidez
Desidratação
-
Livores - Em geral, começam a aparecer em torno de 2 a 3 h após a morte com fixação no tempo aproximado de 12 h.
Rigidez - começa entre 1 e 2 h depois da morte, chegando ao máximo após 8 h e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24 h. Em geral surge na mandíbula e nuca da 1a a 2a h depois do óbito; da 2a a 4a h nos membros superiores; da 4a a 6a h nos músculos torácicos e abdominais e, finalmente, entre a 6a e a 8a h post mortem nos membros inferiores.
Córnea - a tela viscosa (é uma película que substitui o brilho da córnea e que resulta da evaporação da lágrima) (sinal de Stenon-Louis); a opacificação da córnea (torna-se opaca e leitosa, após 10 a 12 horas da morte, já não é mais possível ver o fundo do olho)
SIGAM @QAPCONCURSEIROS
-
Gabarito: C
A) Mancha verde abdominal é o marco dessa fase da decomposição.
Aqui já estamos falando da fase de decomposição (putrefação). A mancha verde abdominal de Brouardel marca a primeira fase da putrefação (Temos 4 fases: cromática, enfisematosa, redutora e esqueletização).
Acredito que não está correta se levarmos em conta a descrição dos aspectos do cadáver
B) A rigidez muscular inicia-se pela musculatura da face por volta da 8ª hora.
Na verdade entre 6h/8h o corpo estará complemente rígido. A rigidez inicia pela face, sendo a rigidez da face e mandíbula aparente entre 1h/2h após a morte.
C) Os livores e a rigidez cadavérica fixa indicam que a morte aconteceu há pelo menos 08 horas.
Correta, a fixação dos livores ocorre após 8h/12. Lembrando que eles iniciam em torno de 2h após a morte e se generalizam em torno de 6h após a morte.
D) Manchas violáceas definem o início da adipocera cadavérica.
Manchas violáceas não tem relação com adipocera cadavérica. A adipocera (mesma coisa que saponificação) faz parte dos fenômenos conservadores. A saponificação ocorre quando o cadáver estiver em um local com pouca ventilação, quente e úmido.
E) Só é possível estimar o tempo de morte com testes laboratoriais do humor vítreo.
Errado! A tanatologia justamente estuda/indica os fenômenos cadavéricos que permitem indicar o tempo aproximado da morte. Não sendo necessário, via de regra, testes laboratoriais para indicar o tempo de morte.
Fonte: Medicina Legal - Carreiras Policiais - JUSPODVM + minha interpretação da questão
-
Fiz um resumo. Qualquer erro, por favor avise.
1 a 3 horas
Tela viscosa (opacificação da córnea) – início de 1 a 3 horas – varia muito de acordo com a ventilação e temperatura do meio ambiente do local e se o cadáver permaneceu com os olhos abertos.
Sinais de Sammer e Larcher (Mancha Negra escleral) – significa a perda de água -consequência do ressecamento. Trata-se do pigmento da coroide, visto por transparência pelo dessecamento ou ressecamento (perda de água) da esclera (ou esclerótica).
Rigidez cadavérica nos grupos musculares de menor tamanho = face e nuca. A rigidez se desenvolve no sentido Craniocaudal (Lei de Nystem)
2 a 3 horas
Manchas de hipóstase
Essas manchas surgem em torno de 2 a 3 horas após a morte
6 horas
Manchas de hipóstase se generalizam
+ 8 horas
Depressibilidade do globo ocular. Se o globo ocular estiver depressível e não voltar ao estado anterior temos um quadro de mais de 08 horas de morte.
Generalização da rigidez cadavérica
12 horas
Manchas de hipóstase se fixam (se o cadáver for mexido após 12hrs, as manchas permanecem no local anterior)
20 a 24 horas (em regiões mais frias até 36 horas)
Início da putrefação – em regra, aparecimento da mancha verde abdominal (fossa ilíaca direita). Aparecerá em outros lugares no caso de: afogamento = pescoço e tórax; recém-nascido = pescoço e tórax
Início da flacidez cadavérica
3 a 5 dias
Mancha verde se estende por todo o corpo
5 a 7 dias
Fase gasosa da putrefação ou efisematoso = dura até 2 semanas.
-
GABARITO: Letra C
a) Mancha verde abdominal é o marco dessa fase da decomposição. ERRADO. O comando da questão menciona a presença de rigidez cadavérica. Portanto, ainda não temos instalada a fase de putrefação ou decomposição.
b) A rigidez muscular inicia-se pela musculatura da face por volta da 8ª hora. ERRADO. Segundo a Lei de Nysten-Sommer-Larcher a ordem de instalação da rigidez se dá na seguinte ordem: da cabeça para os pés, devido a ter massas moleculares de menores dimensões (menos células para resfriarem).
- Masseter mole (musculo da boca): 2h de morte
- Masseter duro e corpo mole = 2 a 6 horas
- Tudo duro = de 6 a 8h
Então, não se inicia por volta da 8ª hora.
c) Os livores e a rigidez cadavérica fixa indicam que a morte aconteceu há pelo menos 08 horas. CERTO. Para os livores temos uma possível cronologia para o fenômeno:
- Pontinhos coloridos começam a aparecer por volta de 30 minutos
- Manchas: mais de 2h de morte
- Dorso todo arroxeado: mais de 6h a 8h de morte.
Logo, a afirmativa está correta.
d) Manchas violáceas definem o início da adipocera cadavérica. ERRADO. As manchas violáceas aparecem nas primeiras horas após a morte. A adipocera corresponde a um fenômeno cadavérico conservativo e que ocorre em momento bem posterior ao surgimento das manchas.
e) Só é possível estimar o tempo de morte com testes laboratoriais do humor vítreo. ERRADO. O tempo de morte pode ser estimado observando-se os sinais cadavéricos. Neste caso possivelmente temos a morte ocorrendo entre 8h e 18h, por exemplo, numa análise que leva em conta a presença da rigidez cadavérica ainda instalada.
Bons estudos!!