-
GABARITO E
O jornalismo profissional consiste em prestar serviço de informação, através dos canais impressos e eletrônicos com qualidade e ética, usando às mídias para a transmissão da verdade dos fatos com isenção para a população, dando subsídios para que os indivíduos possam compreender a realidade e tomar decisões nas esferas políticas, econômicas e sociais, considerando sempre o bem coletivo e a manutenção de um estado democrático de direito.
*Na realidade é que é um pouco diferente.
-
" usando às mídias para a transmissão da verdade dos fatos com isenção para a população" Deu até vontade de rir, parece piada!
-
Agora eu ri muito kkkkkkk
-
Esse gabarito ai é uma piada rs
-
Mas gente ?
-
Oxi, que gabarito é esse?? Deveria ser a D.
-
olha, a banca não ouvi a jovem pan, que inclusive os senadores da CPI estão pedindo a quebra de sigilo bancário por suspeita de ter interesse por espalhar fake news
-
Não entendi e nada!
-
"usando às mídias para a transmissão da verdade dos fatos com isenção para a população" - essa parte da "isenção para a população" ficou muito confusa...
-
O minion chora estudando atualidades e eu posso provar:
-
Galerinha, qual o erro do item B?
-
O erro da "B" está em afirma que tenha facilidade em verificar a autenticidade. Errado, pois é muito difícil combater as fakenews disparadas por vários robôs ou seja lá como for. É uma afirmação muito categórica para algo que vemos ser incerto com tantas invasões sem saber quem, tantas disseminações sem fonte.
Acréscimo ao comentário em 20/08/2021: A verificação de fonte não é o principal objetivo do jornalismo profissional.
-
CORRETO:
E) O jornalismo profissional consiste em prestar serviço de informação, através dos canais impressos e eletrônicos com qualidade e ética, usando às mídias para a transmissão da verdade dos fatos com isenção para a população, dando subsídios para que os indivíduos possam compreender a realidade e tomar decisões nas esferas políticas, econômicas e sociais, considerando sempre o bem coletivo e a manutenção de um estado democrático de direito. CORRETO
-
Galera, uma dica
Vi que um monte de gente discorda do gabarito, mas ele está corretíssimo. Jornalismo profissional é exatamente oq está escrito na alternativa E. P/ resolver questões de concurso devemos nos ater 90% das vezes à teoria, se formos analisar a "realidade" cairemos nas pegadinhas que as bancas tentarão nos impor
Gabarito E correto
-
oloko. Como assim isenção da população e ainda ta certo isso?
-
Gostaria de saber o que a banca acha que significa "isenção da população" pra explicar pra gente
-
O que eu entendi é que o jornalismo precisa trazer notícias reais verdadeiras de fatos do cotidiano, sem colocar suas ideias particulares no meio (ou de um grupo de empresas).
Por isso a notícia precisa ser isenta de interpretações e ideias de um grupo e trazer a notícia como ela é de verdade. Retratar os fatos como são, sem tentar disseminar ideias ou valores a população de forma explícita ou implícita.
A ideia da ética está no sentido de não poder trazer notícias falsas (=mentirosas/meias verdades) e não deixar a população acreditar em fatos mentirosos (não são reais).
Basicamente é isso que eu entendi.
Embora eu ache que todo o veículo de informação na atualidade possui a sua interpretação de classe (inclusive os mais sérios/de fontes seguras).
-
OLÁ!
O QCONCUROS NOVAMENTE ESTÁ COM ERRO. NÃO SEI O QUE ACONTECEU.
AS ALTERNATIVAS E QUESTÕES FALAVAM SOBRE JORNALISMO E AGORA A QUESTÃO FALA SOBRE LITERATURA. GOSTARIA DE SABER O QUE ACONTECEU....
SE VOCÊ OLHAR OS COMENTÁRIOS, NÃO SE ENCAIXA COM O TESTE.
ACONTECEU ALGUMA COISA?
QUE PLATAFORMA COM PROBLEMAS...
-
Voltou ao normal...
-
Eu lá quero saber de jornalismo kkkkkkkkkkk
-
Que choradeira nos comentários, bolsominion não combina com concurso público, vão pra iniciativa privada. #Pec32não!
-
O uso de notícias falsas para causar desinformação é um fenômeno antigo que ganhou grande força com a popularização dos meios tecnológicos atuais de disseminação de informações. O fenômeno social deve ser conhecido e estudado com atenção já que vem ganhando projeção no debate público sobre conhecimento na sociedade, mas deve-se ter bastante cuidado para não basear estudos e a formação de opiniões com base em fontes de procedência duvidosa e muito diversas das que normalmente baseiam as questões de prova. Sobre o papel do jornalismo professional no combate a desinformação buscamos a alternativa correta.
A) A comunicação impressa só difere das outras quanto ao meio em que é distribuída, sendo atualmente o uso de papel cada vez menor, os meios impressos de consumo instantâneo como jornais e revistas estão reduzindo sua participação no mercado.
B) Justamente o contrário. A maior velocidade e alcance tornam o problema mais complexo de ser resolvido já que a disseminação de notícias falsas supera em muito a capacidade de checagem das mesmas.
C) O jornalismo profissional sempre que possível veiculou notícias que contribuíram para a redução dos impactos negativos da pandemia. No entanto falharam em competir com as redes de desinformação sobre os efeitos da pandemia e em diversos momentos contribuíram para aumentar o problema ao expor opiniões anticientíficas como um "contraponto" ao que foi dito por autoridades competentes sobre o tema.
D) O aumento do acesso a informação por si só não é tão benéfico assim se seus consumidores não possuírem a capacidade de discernir sobre os temas expostos. Formar uma opinião embasada sobre um tema é um processo longo, demorado e que requer mais do que fragmentos de notícias tendenciosas que apenas confirmem o que já se achava sobre o tema.
E) O jornalismo profissional, por mais que sofra com a influência econômica de seus financiadores, possui um compromisso público com uma visão de mundo democrática, pautada pela ciência referendada por seus pares e formadora de uma opinião pública construtiva para a sociedade. Sem jornalismo profissional ficamos a mercê de consultorias de comunicação que veiculam apenas o que for de interesse de seus financiadores.
GABARITO DO PROFESSOR: E
-
GAB-E
O jornalismo profissional consiste em prestar serviço de informação, através dos canais impressos e eletrônicos com qualidade e ética, usando às mídias para a transmissão da verdade dos fatos com isenção para a população, dando subsídios para que os indivíduos possam compreender a realidade e tomar decisões nas esferas políticas, econômicas e sociais, considerando sempre o bem coletivo e a manutenção de um estado democrático de direito.
MARQUEM O GABARITO, A QUESTÃO PEDE PARA QUE MARQUE O GABARITO OXE OXE. EU EM!!
Cozinhar é criar algo delicioso para outra pessoa. FAÇAM COMIDA!!
-
Analisem as questões com a razão, e não com a emoção ou com o título de eleitor!.