SóProvas


ID
5329585
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bagé - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os anestésicos locais, quando utilizados para o controle da dor, diferem, de maneira importante, da maioria das outras substâncias comumente utilizadas na odontologia. Sobre a farmacocinética dos anestésicos, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Procaína é do grupo éster

  • Dica para guardar se é éster ou amida:

    Amida tem uma letra a mais que éster, logo terá uma letra "i" a mais.

    Ex:

    Lidocaína, Mepivacaína, Prilocaína, ... = todos tem duas letras "i", então são amidas

    Cocaína, Procaína, ...= todos tem uma letra "i", então são ésteres

  • A- Errado

    Os anestésicos locais do tipo éster são também potentes substâncias vasodilatadoras. A procaína, o vasodilatador mais potente entre os anestésicos locais, é muitas vezes utilizada clinicamente para induzir vasodilatação nos casos em que o fluxo sanguíneo periférico foi comprometido por causa da injeção (acidental) intra-arterial (IA) de uma substância (p.ex., o tiopental) ou da injeção de adrenalina ou noradrenalina na ponta de um dedo ou num artelho. ERRADO

    B - Correto

    A cocaína é o único anestésico local que produz vasoconstrição consistente. A ação inicial da cocaína é de vasodilatação, que é seguida por vasoconstrição intensa e prolongada.

    C- Correto

    Inclusive isso dificultou seriamente o uso da lidocaína como substância antiarrítmica oral, pois além de não ser bem absorvida via oral, sofre primeira passagem hepática e metabolização de grande parte da fração ingerida em metabólitos inativos.

    D- Correto

    E- Correto

    Isso pode ocorrer tanto com ésteres quanto com amidas e é especialmente provável com a cocaína. Portanto, doenças renais significativas (ASA 4 ou 5) constituem contraindicação relativa à administração de anestésicos locais. Isso inclui pacientes que se submetem à diálise e aqueles portadores de glomerulonefrite ou pielonefrite crônica.