(D)
Raciocínio contábil: Técnica de estudo da contabilidade.
Características Fundamentais (são características críticas) (FI-RE)
1) Representação FIdedigna → Relatório completo, neutro e livre de erro
2) RElevância → Capaz de fazer diferença nas decisões
(FI)Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro (isenta de erros).
(RE)Informação financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Devem possuir valor preditivo ou valor confirmatório, ou ambos.
Características de melhoria (desejáveis, mas não críticas) CO-CO-TE-VE
1) Comparabilidade → similaridades entre itens e diferença entre eles
2) Compreensibilidade. → classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão.
3) Tempestividade → ter a informação disponível ao tempo de poder influenciar nas decisões
4) Verificabilidade → assegura a representação fidedigna, que os observadores podem chegar a um consenso.
QC26. A verificabilidade ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar. A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo, quanto ao retrato de uma realidade econômica em particular ser uma representação fidedigna. Informação quantificável não necessita ser um único ponto estimado para ser verificável. Uma faixa de possíveis montantes com suas probabilidades respectivas pode também ser verificável. QC27. A verificação pode ser direta ou indireta. Verificação direta significa verificar um montante ou outra representação por meio de observação direta, como, por exemplo, por meio da contagem de caixa. Verificação indireta significa checar os dados de entrada do modelo, fórmula ou outra técnica e recalcular os resultados obtidos por meio da aplicação da mesma metodologia. Um exemplo é a verificação do valor contábil dos estoques por meio da checagem dos dados de entrada (quantidades e custos) e por meio do recálculo do saldo final dos estoques utilizando a mesma premissa adotada no fluxo do custo (por exemplo, utilizando o método PEPS). QC28. Pode não ser possível verificar algumas explicações e alguma informação contábil-financeira sobre o futuro (forward-looking information) até que o período futuro seja totalmente alcançado. Para ajudar os usuários a decidir se desejam usar dita Aprendendo – Teoria Fundamentos Decifrados de Contabilidade Luiz Eduardo Santos Página 4 de 5 informação, é normalmente necessário divulgar as premissas subjacentes, os métodos de obtenção da informação e outros fatores e circunstâncias que suportam a informação.