-
Inconfidência ou conjuração mineira(MG): republicana, separatista e elitista.
Conjuração baiana ou revolta dos alfaiates(BA): abolicionista, separatista e republicana.
-
GABARITO LETRA-E.
EU ATUEI LA.
-
Gab E. Ambas eram republicanas/separatistas.
Mas a IM contava com a Elite influenciada pelo ilumismo, e a C. Baiana(Alfaiates) contava com a população. (negros, mestiços).
-
Ambos os movimentos defendiam a abolição da escravidão, mas na Inconfidência Mineira houve proposta de indenização aos proprietários de escravizados e na Conjuração Baiana houve proposta de indenização aos escravizados.
Ambos os movimentos desejavam a mudança do sistema político no Brasil, mas na Inconfidência Mineira houve a defesa de um regime democrático e na Conjuração Baiana houve a defesa de monarquia constitucional.
Ambos os movimentos desejavam implantar a industrialização no Brasil, mas na Inconfidência Mineira houve apoio de empresários ingleses e na Conjuração Baiana houve apoio do Marquês de Pombal.
Ambos os movimentos pretendiam unir-se a outras rebeliões nas colônias ibéricas na América, mas na Inconfidência Mineira houve apoio de Simón Bolívar e na Conjuração Baiana houve apoio dos haitianos.
Ambos os movimentos pregavam a independência regional em relação a Portugal, mas na Inconfidência Mineira houve maior participação da elite e na Conjuração Baiana houve maior participação popular (AMBOS ERAM EMANCIPACIONISTAS E BUSCAVAM A IMPLANTAÇÃO DE UMA REPÚBLICA).
-
A inconfidência mineira foi uma revolta ELITISTA
-
A Inconfidência Mineira foi a revolta, de caráter republicano e separatista, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português. Também conhecida como Conjuração Mineira, demonstrou a insatisfação local com a política fiscal praticada por Portugal. Essa revolta fracassou e teve em um de seus participantes mais conhecidos.
A Conjuração Baiana, que ocorreu no final do século XVIII, entre 1798 e 1799, na Capitania da Bahia, também ficou conhecida como Revolta dos Alfaiates porque havia membros importantes desse movimento que exerciam essa profissão. Esse foi mais um movimento de caráter emancipacionista, ou seja, um movimento que lutava pela libertação do Brasil de Portugal.