SóProvas


ID
5330044
Banca
PROGEPE
Órgão
UFPR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No clima dos grandes centros urbanos, os enormes edifícios, as vastas áreas impermeabilizadas, o asfaltamento de ruas e avenidas e a redução das áreas verdes ocasionam a elevação das médias térmicas de tal modo que a área central é mais quente que as áreas mais afastadas, como as periferias urbanas e as áreas rurais vizinhas. A denominação atribuída a esse fenômeno é:

Alternativas
Comentários
  • Ilhas de Calor = grande aquecimento de áreas centrais de grandes cidades devido à concentração de construções, asfaltos e veículos.

    E

  • Gabarito (E)

    Quanto mais próximo do centro da cidade, maior a temperatura. Quanto mais próximo da zona rural a temperatura é menor. Isso ocorre, pois os centros urbanos em geral são desmatados e o solo é impermeabilizados pelo asfalto, além de possuírem grandes áreas construídas. O asfalto e o concreto são materiais que retêm calor e as grandes construções verticalizadas impedem a circulação do ar. Nas zonas rurais a temperatura é sempre mais fresca em razão da maior circulação dos ventos e da vegetação, que retêm umidade e mantêm a temperatura mais amena. Quando falamos de ilhas de calor, nos referimos a uma anomalia térmica resultante, entre outros fatores, das diferenças de absorção e armazenamento de energia solar pelos materiais constituintes da superfície urbana.

    Fonte: Estratégia Concursos.

    Bons estudos!

  • INVERSÃO TÉRMICA - é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura. Normalmente, a inversão térmica acontece no final da madrugada e no início da manhã, em particular, no período do inverno, visto que nessa estação tanto o solo quanto o ar, registram temperaturas mais baixas que próximas do solo, podem chegar abaixo de 4ºC. 

    EFEITO ESTUFA - O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.

    DOMO DE CALOR - Em condições secas e constantes de verão, uma massa de ar quente se forma. A alta pressão da atmosfera terrestre empurra o ar quente para baixo. À medida que o ar quente tenta subir, a alta pressão atmosférica o força para baixo, o que o faz ficar ainda mais quente e mais denso. À medida que o ar é comprimido, ele fica ainda mais quente. A alta pressão atua como uma cúpula, fazendo com que tudo fique cada vez mais quente.

    SMOG - O termo smog deriva da junção das palavras inglesas smoke, que significa fumaça, e fogo, que significa neblina e é um termo usado para descrever a poluição do ar visível, muito comum em áreas urbanas.

    ILHA DE CALOR - é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.