SóProvas


ID
5332288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A Declaração Universal dos Direitos do Homem, que é certamente, com relação ao processo de proteção global dos direitos do homem, um ponto de partida para uma meta progressiva, representa, ao contrário, com relação ao conteúdo, isto é, com relação aos direitos proclamados, um ponto de parada em um processo de modo algum concluído. Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico, tal como este se configurava na mente dos redatores da Declaração após a tragédia da Segunda Guerra Mundial, em uma época que tivera início com a Revolução Francesa e desembocara na Revolução Soviética. Não é preciso muita imaginação para prever que o desenvolvimento da técnica, a transformação das condições econômicas e sociais, a ampliação dos conhecimentos e a intensificação dos meios de comunicação poderão produzir tais mudanças na organização da vida humana e das relações sociais que se criem ocasiões favoráveis para o nascimento de novos carecimentos e, portanto, para novas demandas de liberdade e de poderes. Para dar apenas alguns exemplos, lembro que a crescente quantidade e intensidade das informações a que o homem de hoje está submetido faz surgir, com força cada vez maior, a necessidade de não se ser enganado, excitado ou perturbado por uma propaganda maciça e deformadora; começa a se esboçar, contra o direito de expressar as próprias opiniões, o direito à verdade das informações. 

Norberto Bobbio. A era dos direitos. Internet: <https://edisciplinas.usp.br> (com adaptações).

Considerando as estruturas linguísticas e os sentidos do texto anterior, julgue o próximo item.

Segundo o autor do texto, na Declaração Universal dos Direitos do Homem, estão elencados os direitos possíveis e cabíveis a um tipo de homem específico: o homem histórico.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico, tal como este se configurava na mente dos redatores da Declaração após a tragédia da Segunda Guerra Mundial, em uma época que tivera início com a Revolução Francesa e desembocara na Revolução Soviética.”

    Assim, a Declaração ampara os direitos possíveis e cabíveis daquele homem histórico: é o homem que se configurava na mente dos redatores da Declaração após a tragédia da Segunda Guerra Mundial; ou seja, é um homem específico: o homem histórico.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • "o não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico"

    Gabartito C

    Não desista dos seus sonhos!!!

    PMAL 2021

  • Gabarito: CERTO

    O texto dá a entender que a Declaração Universal dos Direitos do Homem foi um retrato de momento. Nela foram elencados direitos possíveis e cabíveis àquele momento.

    Esses direitos seriam o resultado do processo histórico que construiu o homem até então. Esse homem histórico seria o resultado das revoluções e das Guerras Mundiais.

  • Gab: Certo

    1. No texto: "Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico, tal como este se configurava na mente dos redatores da Declaração após a tragédia da Segunda Guerra Mundial, [...]"
    2. Segundo o autor do texto, na Declaração Universal dos Direitos do Homem, estão elencados os direitos possíveis e cabíveis a um tipo de homem específico: o homem histórico.

    Foco, força e fé! Desistir, jamais! Bons estudos!

  • CERTO

    Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico, tal como este se configurava na mente dos redatores da Declaração após a tragédia da Segunda Guerra Mundial (....)

    Segundo o autor do texto, a Declaração enumera os direitos do homem histórico, ou seja, os direitos especificamente do homem idealizado pelos redatores da Declaração após a Segunda Guerra Mundial. Em outras palavras, os redatores da Declaração Universal levaram em consideração as necessidades daquele homem no pós-guerra (um tipo de homem específico). 

  • gab: certo

    O texto dá a entender que a Declaração Universal dos Direitos do Homem foi um retrato de momento. Nela foram elencados direitos possíveis e cabíveis àquele momento. Esses direitos seriam o resultado do processo histórico que construiu o homem até então. Esse homem histórico seria o resultado das revoluções e das Guerras Mundiais.

  • Gabarito: C

    O adjetivo histórico especifica o nome homem, que, segundo o autor, os direitos elencados no DUDH não são os únicos possíveis direitos do homem, mas os direitos do homem histórico que foi aquele configurado na mente dos redatores pós-Segunda Guerra.

  • Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico, 

  • A resposta estava tão na cara que a gente pensa que é pegadinha...

  •  Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico

  • GABARITO: CERTO

    Percebe-se no texto: "Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico"

    Os dois pontos utilizados no texto introduzem uma explicação. Pode ser substituído por "porquanto", por exemplo, substituição esta que tornaria a interpretação mais evidente.

    "Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem, porquanto, são os direitos do homem histórico"

  • Cabíveis? :/

  • TEXTO:

    Segundo o texto, os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico, tal como este se configurava na mente dos redatores da Declaração após a tragédia da Segunda Guerra Mundial, em uma época que tivera início com a Revolução Francesa e desembocara na Revolução Soviética.

    QUESTÃO:

    Segundo o autor do texto, na Declaração Universal dos Direitos do Homem, estão elencados os direitos possíveis e cabíveis a um tipo de homem específico: o homem histórico.

    RESPOSTA:

    Marquei ERRADO, pois imaginei que a questão restringiu o alcance dos direitos!

    Alguém mais concorda?

  • Certo

    Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico, ...

  • São os direitos do homem histórico, tal como este se configurava na mente dos redatores da Declaração após a tragédia da Segunda Guerra Mundial.

    Gabarito: Certo

  • Ridículo !

    CESPE sempre coloca uma questão com gabarito que ela quer. Não faz sentido nenhum, e o povo ainda tenta justificar. Não achei explicação em nenhum comentário. hahahahahah

  • Quando eu vi que 48% das pessoas também erraram, me senti melhor hahaha

    Marquei Errado com tanta convicção kk

  • Convenhamos, este texto aceitaria ambas as respostas, é prolixo e subjetivo.

    Justificar é o de menos.

  • Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico, tal como este se configurava na mente dos redatores da Declaração após a tragédia da Segunda Guerra Mundial, em uma época que tivera início com a Revolução Francesa e desembocara na Revolução Soviética. 

    Os direitos elencados não são os únicos e possíveis direitos, (leia-se) MAS são os direitos do homem histórico.

  • Segundo o autor do texto, na Declaração Universal dos Direitos do Homem, estão elencados os direitos possíveis e cabíveis a um tipo de homem específico: o homem histórico.

    Sinceramente não consegui extrair essa especificidade toda do texto.

  • "São os direitos do homem histórico"...

  • Complicado. O que dá a entender que não os únicos do homem, mas são os únicos do homem histórico, e não apenas para o homem histórico.

  • Entendi p**** nenhuma desse texto.

  • putz!!!! Acertei !!!!! , mas fiquei com medo danado rsrsrs....

  • eu sabia essa com maçãs.

  • GABARITO: CERTO

    "o não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico"

  • Quem coloca chifre em concurseiro devia ser crime de tortura, eu só acho !

    Não tem coisa melhor que falar com um concurseiro, estuda mais tempo que vc e não passou em nada, ufa !

    Chega nos conforta, lá no fundo o cara pensa "ainda bem que não sou o único", rsrsrsrssrsrs

    Chamaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • TEXTO: Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos

    do homem:são os direitos do homem histórico

    DIREITOS NA DECLARAÇÃO - NÃO SAO OS UNICOS E POSSIVEIS

    EM CONTRAPARTIDA:

    SÃO - OS DIREITOS DO HOMEM HISTÓRICO

    LOGO, INFERE-SE QUE: SÃO (OS UNICOS E POSSIVEIS) OS DIREITOS DO HOMEM HISTÓRICO.

  • GABARITO: Certo!!!!

    Analisando a alternativa: Segundo o autor do texto...ou seja, deve estar no texto, não dando margem para conclusões além do que esteja ali esteja expresso.

    Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico,...

    Ou seja,  na Declaração Universal dos Direitos do Homem estão elencados os direitos possíveis e cabíveis a um tipo de homem específico: o homem histórico.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • terceira linha:

     Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico

  • GAB: C

     "são os direitos do homem histórico, tal como este se configurava na mente dos redatores da Declaração após a tragédia da Segunda Guerra Mundial, em uma época que tivera início com a Revolução Francesa e desembocara na Revolução Soviética"