SóProvas


ID
5332291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A Declaração Universal dos Direitos do Homem, que é certamente, com relação ao processo de proteção global dos direitos do homem, um ponto de partida para uma meta progressiva, representa, ao contrário, com relação ao conteúdo, isto é, com relação aos direitos proclamados, um ponto de parada em um processo de modo algum concluído. Os direitos elencados na Declaração não são os únicos e possíveis direitos do homem: são os direitos do homem histórico, tal como este se configurava na mente dos redatores da Declaração após a tragédia da Segunda Guerra Mundial, em uma época que tivera início com a Revolução Francesa e desembocara na Revolução Soviética. Não é preciso muita imaginação para prever que o desenvolvimento da técnica, a transformação das condições econômicas e sociais, a ampliação dos conhecimentos e a intensificação dos meios de comunicação poderão produzir tais mudanças na organização da vida humana e das relações sociais que se criem ocasiões favoráveis para o nascimento de novos carecimentos e, portanto, para novas demandas de liberdade e de poderes. Para dar apenas alguns exemplos, lembro que a crescente quantidade e intensidade das informações a que o homem de hoje está submetido faz surgir, com força cada vez maior, a necessidade de não se ser enganado, excitado ou perturbado por uma propaganda maciça e deformadora; começa a se esboçar, contra o direito de expressar as próprias opiniões, o direito à verdade das informações. 

Norberto Bobbio. A era dos direitos. Internet: <https://edisciplinas.usp.br> (com adaptações).

Considerando as estruturas linguísticas e os sentidos do texto anterior, julgue o próximo item.

Infere-se do texto que inovações tecnológicas, como as que reconfiguraram as relações do homem com a informação, são um dos elementos que ensejam uma ampliação de perspectivas sobre limites de direitos individuais e coletivos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C 

    “Para dar apenas alguns exemplos, lembro que a crescente quantidade e intensidade das informações a que o homem de hoje está submetido faz surgir, com força cada vez maior, a necessidade de não se ser enganado, excitado ou perturbado por uma propaganda maciça e deformadora; começa a se esboçar, contra o direito de expressar as próprias opiniões, o direito à verdade das informações.”

    Expressar as próprias opiniões e a necessidade de não ser enganado por uma propaganda maciça e deformada relaciona-se, respectivamente, ao direito individual e coletivo.

    Meu direito de expor minhas próprias opiniões (direito individual de liberdade de expressão) se limita à veracidade das informações (direito da coletividade de ser bem informada). 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • GAB C

    Pmal 2021

  • Gabarito: CERTO

    Segundo o autor, com o acúmulo de informações, há hoje a necessidade de se garantir a veracidade dos conteúdos. Isso implica que a liberdade de informar e se expressar – um direito individual e coletivo – precisa estar condicionada (limitada) à veracidade das informações propagadas.

    Fonte: Direção

  • Gab: Certo

    1. Resposta encontra-se no texto:

    “Para dar apenas alguns exemplos, lembro que a crescente quantidade e intensidade das informações a que o homem de hoje está submetido faz surgir, com força cada vez maior, a necessidade de não se ser enganado, excitado ou perturbado por uma propaganda maciça e deformadora; começa a se esboçar, contra o direito de expressar as próprias opiniõeso direito à verdade das informações.”

  • GABARITO - CERTO

    As inovações tecnológicas criam novas necessidades e fazem surgir novos direitos individuais e coletivos.

    O autor menciona "desenvolvimento da técnica", "intensificação dos meios de comunicação", "crescente quantidade e intensidade das informações". As inovações tecnológicas realmente reconfiguram as relações do homem com a informação, ou seja, intensificam as informações e os meios de comunicação. Assim, é possível concluir que as inovações tecnológicas ocasionam uma ampliação das necessidades do homem e, consequentemente, dos limites de direitos individuais e coletivos.

    Fonte: Professora Denise Carneiro.

     

  • PRA MIM, houve extrapolação. Em qual momento do texto fala ou deixa subentendido sobre "inovações TECNOLÓGICAS"?

    O texto cita: desenvolvimento da técnica, transformação das condições econômicas e sociais, ampliação dos conhecimentos e a intensificação dos meios de comunicação, MAS tudo isso PODE ocorrer sem interferência da tecnologia, não há uma dependência necessária nisso, e inferir isso, torna-se extrapolação do texto.

    ________________________________________________

    EDITADO: 09/08/2021. A Bea me fez ir atrás do significado da palavra tecnologia, e ai está:

    Tecnologia: teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana. Ou seja, não está diretamente ligado à internet ou às máquinas, como bem disse a Bea.

    A questão está certinha mesmo.

  • GABARITO: CERTO

    De fato! As inovações tecnológicas mencionadas no item estão referenciadas no texto nos recursos de informação hoje à disposição do homem. Segundo o autor, com o acúmulo de informações, há hoje a necessidade de se garantir a veracidade dos conteúdos. Isso implica que a liberdade de informar e se expressar – um direito individual e coletivo – precisa estar condicionada (limitada) à veracidade das informações propagadas. Trata-se, portanto, de uma inferência válida, que encontra sustentação no texto.

    Lembremos que inferir é chegar a uma conclusão que seja coerente com as informações explícitas e implícitas presentes no texto.

    Professor José Maria

  • Não é preciso muita imaginação para prever que o desenvolvimento da técnica, a transformação das condições econômicas e sociais, a ampliação dos conhecimentos e a intensificação dos meios de comunicação poderão produzir tais mudanças na organização da vida humana e das relações sociais que se criem ocasiões favoráveis para o nascimento de novos carecimentos e, portanto, para novas demandas de liberdade e de poderes.

    A cespe gosta muito de trabalhar com nossa interpretação!

    Pra cima!

  • Assertiva C

    Infere-se do texto que inovações tecnológicas, como as que reconfiguraram as relações do homem com a informação, são um dos elementos que ensejam uma ampliação de perspectivas sobre limites de direitos individuais e coletivos.

    L6 L7

  • Do jeito que está escrito a tecnologia restringe os direitos individuais. Logo, nesse sentido é natural que concluiríamos que os direitos devem ser ampliados. Questão veio na maldade. se colocar o limitar no final da frase da pra entender o que ele quer dizer

  • Para dar apenas alguns exemplos, lembro que a crescente quantidade e intensidade das informações a que o homem de hoje está submetido faz surgir, com força cada vez maior, a necessidade de não se ser enganado, excitado ou perturbado por uma propaganda maciça e deformadora; começa a se esboçar, contra o direito de expressar as próprias opiniões, o direito à verdade das informações. 

  • GABARITO: CERTO

    Pessoal, a chave para responder essa assertiva é entender o conceito de inferir. Quando a banca pede uma inferência, ela pede, basicamente, uma dedução, ou seja, a resposta não estará expressa no texto, estará nas entrelinhas.

    É um tipo de assertiva que o CEBRASPE gosta muito de "viajar", e não tem muito um padrão de cobrança, ora dão um gabarito com uma extrapolação medonha como correto, ora dão como correta uma inferência bastante restritiva.

    No caso desta assertiva, ficou no meio termo, é possível inferir que as inovações tecnológicas demandam uma ampliação das perspectivas sobre os limites individuais e coletivos, tanto pelo texto, quanto pela lógica, tento em vista a perda de privacidade, julgamentos, entre outras coisas que o mundo tecnológico de hoje permite.

  • BOA QUESTÃO! INDUZ A FORÇAR UM POUCO MAIS A MENTE PARA BUSCAR A LÓGICA ENTRE O ENUNCADO E O TEXTO.

  • Sem dúvidas essa foi a questão que mais exigiu do candidato neste ano. Sinceramente, eu erraria essa questão na hora da prova.

  • Essa questão exigiu do candidato uma extrapolação na medida certa

  • Eu tô me sentindo uma mula resolvendo essas questões...

  • trata-se de gabarito curinga, no meu ponto de vista, pode ser certo ou errado. Alguns conseguem ver inovações tecnológicas outros não. Caso o CESPE tivesse dado gabarito errado tenho certeza que teria pessoas concordando e justificando o gabarito.

  • Ai tu responde Certo, e ai a cespe diz que é extrapolação! Não da! Portugues [e mt subjetivo

  • Texto difícil e exige muita concentração na hora da prova. O que tem me ajudado nas questões de interpretação de texto é a prática constante da leitura.

  • Que  inovações tecnológicas são essas ? A internet.

    O volume de informações e maior autonomia está dando ao homem mais pode e coragem de se expressar e não ser engano, assim, isso exige a ampliação de perspectivas sobre limites de direitos individuais e coletivos.

  • Gabarito: Certo

    Sim, é possível inferir que inovações tecnológicas apliam o conhecimento sobre uma perspectiva de limites de direitos individuais e coletivos. Saindo um pouco do texto, é possível corroborar a informação ao acompanhar notícias em redes sociais e/ou jornais, ao passo que são divulgadas situações nas quais são violados direitos fundamentais. Desse modo, é possível realizar tal inferência. Medo de marcar? Com certeza, é cespe né kk, mas vamos nessa.

    (...) desenvolvimento da técnica, a transformação das condições econômicas e sociais, a ampliação dos conhecimentos e a intensificação dos meios de comunicação poderão produzir tais mudanças na organização da vida humana e das relações sociais.

    Bons estudos.

  • Questão altamente subjetiva, não há nada expressamente relacionada a  inovações tecnológica no texto.

    CESPE sendo CESPE.

  • Lembrei-me das fakenews. O IP que estar tramitando no STF, KKKKK maquinas de enganar e caluniar pessoas na irtenet. Milícias digitais, comprometem a verdade. Hj tem uma realidade pararela, mas já tem muita gente indo pra cadeia.

  • Quando o enunciado diz "depreende-se do texto" precisamos ser mais fiéis aos elementos do texto e às afirmações que foram realmente ditas. Já quando o examinador usa o termo "infere-se", abre-se margem para uma ideia que apenas fica subentendida ou não foi dita propriamente, pois a palavra tem o sentido de "deduzir, fazer uma inferência" sobre algo.

  • fiquei procurando TECNOLOGIA EM ALGUM LUGAR............. não achei e não entendi abdsolutamente nada.

  • " Não é preciso muita imaginação para prever que o desenvolvimento da técnica, a transformação das condições econômicas e sociais, a ampliação dos conhecimentos e a intensificação dos meios de comunicação poderão produzir tais mudanças na organização da vida humana e das relações sociais que se criem ocasiões favoráveis para o nascimento de novos carecimentos e, portanto, para novas demandas de liberdade e de poderes. Para dar apenas alguns exemplos, lembro que a crescente quantidade e intensidade das informações a que o homem de hoje está submetido 

    -> O desenvolvimento da técnica, a ampliação dos conhecimentos e a intensificação dos meios de comunicação poderão criar ocasiões favoráveis PARA O NASCIMENTO DE NOVOS CARECIMENTOS (no contexto, direitos). O autor segue citando a crescente de informações a que está o homem, hoje, submetido.

    -> As relações tecnológicas têm papel de grande importância no acesso à informação, logo, gabarito correto.

  • Infere-se do texto que inovações tecnológicas, como as que reconfiguraram as relações do homem com a informação, são um dos elementos que ensejam uma ampliação de perspectivas sobre limites de direitos individuais e coletivos.

    Não da pra viajar fora dele, amigo.

  • Questão medonha estilo Cebraspe mesmo, feita para atordoar a mente do concurseiro.

  • GAB. C

    Segundo o autor, com o acúmulo de informações, há hoje a necessidade de se garantir a veracidade dos conteúdos. Isso implica que a liberdade de informar e se expressar – um direito individual e coletivo – precisa estar condicionada (limitada) à veracidade das informações propagadas.

  • Minha contribuição.

    Interpretação de texto: consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de interpretação (está fora (além) do texto) são:

    Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...

    O texto permite deduzir que...

    É possível subentender-se a partir do texto que...

    Qual a intenção do autor quando afirma que...

    O texto possibilita o entendimento de que...

    Com o apoio do texto, infere-se que...

    O texto encaminha o leitor para...

    Pretende o texto mostrar que o leitor...

    O texto possibilita deduzir-se que...

     

     

    Compreensão de texto: consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:

    Segundo o texto...

    O autor/narrador do texto diz que...

    O texto informa que...

    No texto...

    Tendo em vista o texto...

    De acordo com o texto...

    O autor sugere ainda...

    O autor afirma que...

    Na opinião do autor do texto...

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    • Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • TEXTO: a necessidade de não se ser enganado, excitado ou perturbado por uma propaganda maciça e deformadora; começa a se esboçar, contra o direito de expressar as próprias opiniões, o direito à verdade das informações.

    INFERE-SE (PODE SER DEDUZIDO) QUE:

    O DIREITO DA COLETIVIDADE SE SOBREPOE AO DIREITO INDIVIDUAL, O DIREITO INDIVUAL SERIA O DE EXPRESSAR AS PROPIAS OPINIOES E O COLETIVO SERIA O DIREITO A VERDADE DAS INFORMAÇOES, PORTANTO, HÁ UMA LIMITAÇAO DOS DIREITOS INDIVIDUAIS SOBRE OS COLETIVOS.

  • Acertei a questão depois de passar uns 5 minutos analisando! Imagino no dia da prova..

    Fiz uma prova da banca cesgranrio, eu nem tava estudando pra ela, fechei português!!!

    Cespe eu estudo para caraca e erro, isso é desanimador! Pior que quando acerto, não tenho confiança nenhuma, acho que foi na cagada.

  • Analisando a Alternativa: Infere-se do texto que...ou seja, trata-se de uma interpretação que vai "além do Texto"..é aquilo que eu entendo do texto.

    Analisando trechos do texto temos:

    1 Trecho: Não é preciso muita imaginação para prever que o desenvolvimento da técnica, a transformação das condições econômicas e sociais, a ampliação dos conhecimentos e a intensificação dos meios de comunicação poderão produzir tais mudanças na organização da vida humana e das relações sociais que se criem ocasiões favoráveis para o nascimento de novos carecimentos e, portanto, para novas demandas de liberdade e de poderes.

    2 Trecho: Para dar apenas alguns exemplos, lembro que a crescente quantidade e intensidade das informações a que o homem de hoje está submetido faz surgir, com força cada vez maior, a necessidade de não se ser enganado, excitado ou perturbado por uma propaganda maciça e deformadora; começa a se esboçar, contra o direito de expressar as próprias opiniões, o direito à verdade das informações.

    Infere-se do texto que inovações tecnológicas, como as que reconfiguraram as relações do homem com a informação, são um dos elementos que ensejam uma ampliação de perspectivas sobre limites de direitos individuais e coletivos. CORRETO!!!

  • Compreensão de texto consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:

    • Segundo o texto...
    • O autor/narrador do texto diz que...
    • O texto informa que...
    • No texto...
    • Tendo em vista o texto...
    • De acordo com o texto...
    • O autor sugere ainda...
    • O autor afirma que...
    • Na opinião do autor do texto...

     

    Interpretação de texto consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de Interpretação (fora/além do texto) são:

    • Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...
    • O texto permite deduzir que...
    • É possível subentender-se a partir do texto que...
    • Qual a intenção do autor quando afirma que...
    • O texto possibilita o entendimento de que...
    • Com o apoio do texto, infere-se que...
    • O texto encaminha o leitor para...
    • Pretende o texto mostrar que o leitor...
    • O texto possibilita deduzir-se que...

    Subentende-se que as inovações tecnológicas influenciaram nas relações do homem com a informação.

    https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjt9bW2w4n0AhVTrpUCHXVlBTcQFnoECAYQAQ&url=https%3A%2F%2Fsites.google.com%2Fsite%2Fresumosconcursospublicos%2Fdicas%2Finterpretacaoxcompreensao&usg=AOvVaw0yjtTUCffAkAruVGzaq_pF

  • Esse é o tipo de texto que a pessoa ler sem entender. kkkkkkkkk
  • Inferência é oque se extrai, aprende com tal.

    diferente de referência, que tira como parametro isolado, tão somente, ao texto.

  • Dificílima!

  • Não é preciso muita imaginação para prever que o desenvolvimento da técnica, a transformação das condições econômicas e sociais, a ampliação dos conhecimentos e a intensificação dos meios de comunicação poderão produzir tais mudanças na organização da vida humana e das relações sociais que se criem ocasiões favoráveis para o nascimento de novos carecimentos e, portanto, para novas demandas de liberdade e de poderes.

  • Questão tão boa (difícil) que misturou Português com Direito Constitucional.

    Salvo engano, é para cargo de nível médio.

    TENSO!!!

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando também por:

    Mapas Mentais para concurso da polícia: https://ev.braip.com/ref?pv=prorvx3x&af=afixvqpz9

    Guia do POLICIAL APROVADO: https://ev.braip.com/ref?pv=propgmn4&af=afi5x1jg9

    DICA: ESTUDAR 10 MAPAS MENTAIS + 30 Questões do QConcurso POR DIA!!

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.