SóProvas


ID
5332306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A Casa de Detenção Feminina era antiquada, embolorada, lúgubre e sombria. O chão da sala de admissão era de cimento, sem pintura, com a sujeira dos sapatos de milhares de prisioneiras, policiais e inspetoras de polícia incrustada na superfície.
    Disseram para eu me sentar no banco da frente, na fileira da direita. De repente, ouviu-se um estrondo do lado de fora do portão. Várias mulheres se aproximavam da entrada, esperando que o portão de ferro se abrisse.
    Enquanto as mulheres que tinham voltado do tribunal estavam em pé do lado de fora dos portões de ferro, fui levada para fora da sala. Lá, havia o mesmo piso de cimento imundo, paredes de azulejos amarelados descorados e duas escrivaninhas velhas de escritório. Uma inspetora branca e robusta estava no comando. Quando eu descobri, entre os papéis grudados na parede, um cartaz de pessoas procuradas pelo FBI com a minha fotografia e descrição, ela o arrancou de lá.
    Eu ainda estava esperando naquela sala suja quando houve a troca de turno. Outra agente prisional foi enviada para me vigiar. Ela era negra, jovem — mais nova do que eu —, usava cabelos crespos naturais e, ao se aproximar, não demonstrou nenhum tipo de arrogância. Foi uma experiência que me desarmou. No entanto, não foi o fato de ela ser negra que me surpreendeu, foi seu comportamento: sem agressividade e aparentemente solidário.
    Imaginando que eu pudesse ser capaz de obter dela alguma informação sobre a minha situação, perguntei por que a demora era tão longa. Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional. Seu pressentimento era de que eu seria colocada na área da prisão reservada para mulheres com transtornos psicológicos. Olhei para ela com incredulidade. Para mim, prisão era prisão — não existia gradação de melhor ou pior.

Angela Y. Davis. Uma autobiografia. Heci Regina Candiani (Trad.). 1.ª ed. São Paulo: Boitempo, 2019 (com adaptações).

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

A descrição do espaço é um recurso utilizado pela autora para criticar o ambiente prisional em que se encontra.

Alternativas
Comentários
  • E forte viu kkkkkk

  • Gab. C

    Antiquada, embolorada, lúgubre e sombria. Todos são adjetivos utilizados pela autora para criticar o sórdido ambiente prisional. É se partindo da adjetivação, na descrição do ambiente prisional, que a autora expõe subjetivamente sua crítica.

    Lembrando que o adjetivo traz juízo de valor: prova fácil / prova difícil — fácil e difícil para quem?

    Outras passagens que criticam o descaso/desprezo/descortesia do ambiente prisional:

    • O chão da sala de admissão era de cimento, sem pintura, com a sujeira
    • havia o mesmo piso de cimento imundo, paredes de azulejos amarelados descorados.
    • Eu estava ainda esperando naquela sala suja

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Ela vem falando o tempo todo que é suja, que é imunda etc. Tá criticando o ambiente, portanto, gabarito C

    Tudo é díficil antes de ser fácil!!!!

    Pra cima deles!!

    PMAL 2021

  • Gab: Certo

    1. Complementando o comentário dos colegas, é sempre válido olhas as referências do texto.. [Angela Y. Davis. Uma autobiografia. Heci Regina Candiani]. Aqui já dava para matar a questão.
    2. Ademais, a autora menciona diversas características do lugar, como: "A Casa de Detenção Feminina era antiquada, embolorada, lúgubre e sombria. O chão da sala de admissão era de cimento, sem pintura, com a sujeira dos sapatos de milhares de prisioneiras, policiais e inspetoras de polícia incrustada na superfície."
  • em que se encontra ou em que se encontrava

  • CERTO

    A autora apresenta características negativas da Casa de Detenção, portanto podemos concluir que há uma intenção de criticar o ambiente. Vejamos o trecho:

    A Casa de Detenção Feminina era antiquada, embolorada, lúgubre e sombria. O chão da sala de admissão era de cimento, sem pintura, com a sujeira dos sapatos de milhares de prisioneiras, policiais e inspetoras de polícia incrustada na superfície. [...] Lá, havia o mesmo piso de cimento imundo, paredes de azulejos amarelados descorados e duas escrivaninhas velhas de escritório. [...] Eu ainda estava esperando naquela sala suja quando houve a troca de turno

  • Vi esse comentário acima: "em que se encontra ou em que se encontrava" acho que foi um questionamento.

    O verbo no presente do indicativo PODE ser usado para indicar um fato passado ou um fato futuro. Liguem o alerta em relação a isso.

  • Gabarito bem subjetivo. Não fica evidente no texto que a descrição do ambiente é uma crítica. Para mim não passa de uma mera descrição. Critica seria se a autora , por exemplo, comparasse essa descrição com prisões femininas modelos na europa e EUA.

  • A Casa de Detenção Feminina era antiquada, embolorada, lúgubre e sombria. O chão da sala de admissão era de cimento, sem pintura, com a sujeira dos sapatos de milhares de prisioneiras...

    Lá, havia o mesmo piso de cimento imundo, paredes de azulejos amarelados descorados e duas escrivaninhas velhas de escritório.

    Eu ainda estava esperando naquela sala suja quando houve a troca de turno.

  • gab: CERTO

    O texto é uma autobiografia escrita por Angela Davis, militante antirracista, professora, filósofa, foi integrante do Partido Comunista e dos Panteras Negras.

     A Casa de Detenção Feminina era antiquada, embolorada, lúgubre e sombria. O chão da sala de admissão era de cimento, sem pintura, com a sujeira dos sapatos de milhares de prisioneiras, policiais e inspetoras de polícia incrustada na superfície.

    Esse breve histórico da autora e a escolha dos adjetivos para descrever o espaço físico da prisão denotam a faceta crítica.

    Bons estudos.

  • ERREI POR SUPOR QUE ELA ESTAVA APENAS DESCREVENDO O AMBENTE.

  • Errei por achar que afirmar que ela se encontra era uma extrapolação, pois o texto há predominância em verbos no passado.

  • subjetivo. Apenas narrativa do ambiente. sem nenhum posicionamento. Enfim...
  • achei que ela só estava descrevendo o local

  • Que texto, amigos!!

  • CERTO.

    O texto descritivo pode ser OBJETIVO ou SUBJETIVO.

    DESCRIÇÃO OBJETIVA: é feita de maneira realista, sem juízo de valor ou opinião do autor. Usa a linguagem denotativa.

    Exemplo:

    O chão da sala de admissão era de cimento, sem pintura e estava sujo. [REALISTA, OBJETIVO, DENOTAÇÃO]

    DESCRIÇÃO SUBJETIVA: além de retratar o que está sendo descrito, a descrição inclui impressões pessoais e juízo de valor. Usa a linguagem conotativa.

    Exemplos:

    A Casa de Detenção Feminina era antiquada, embolorada, lúgubre e sombria[JUÍZO DE VALOR, IMPRESSÃO PESSOAL, CONOTAÇÃO]

    O chão da sala de admissão era de cimento, sem pintura, com a sujeira dos sapatos de milhares de prisioneiras, policiais e inspetoras de polícia incrustada na superfície.[JUÍZO DE VALOR, IMPRESSÃO PESSOAL, CONOTAÇÃO]

  • "Foi uma experiência que me desarmou. No entanto, não foi o fato de ela ser negra que me surpreendeu, foi seu comportamento: sem agressividade e aparentemente solidário."

    foi racista sim essa autora

  • Não tem como um texto que relata sobre prisão e cheio de palavras palavras pesadas fazer ELOGIOS ao local prisional.

    Com certeza, a autoria faz uma dura crítica ao lugar em que se encontrava

  • Subjetivismo danado. Ela descreveu o local, mas não há dados que demonstrem tom de crítica.

  • Essa eu deixei em branco no dia.. Poderia ser crítica ou descrição.. Pelo visto o examinador escolheu crítica..

  • "Eu ainda estava esperando naquela sala suja quando houve a troca de turno."

    Aqui me deu uma sensação de reclamação do lugar (crítica), ela poderia simplesmente dizer que ainda estava esperando na mesma sala, tendo em vista que já descreveu o local, o fato dela se manter "reclamando" me transmite uma crítica.

  • Quando a autora do texto expressa que para ela prisão é prisão, qual seria a diferença, para ela, entre uma com pintura e outra sem? E a diferença entre uma com chão limpo e outra com chão sujo? Apesar de eu ter acertado a questão, esse trecho faz eu pensar que não há crítica, já que a autora coloca qualquer prisão no mesmo balaio.

  • Certo :

    Trecho que acertei :  Lá, havia o mesmo piso de cimento imundo, paredes de azulejos amarelados descorados e duas escrivaninhas velhas de escritório.

  • GABARITO: LETRA C

    Ela vem falando o tempo todo que é suja, que é imunda etc. Tá criticando o ambiente.

  • crítica = dar juízo de valor (pontos positivos e/ou negativos)

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • A sala era SUJA

    ...

    LÁ ERA SUJO

    ENFIM ELA ESTAVA FAZENDO CRITICAS

    APROVADO EM CONCURSO EM 2021

    LOUVADO SEJA DEUS

  • Para mim foi apenas uma descrição do lugar. CESPE e suas questões subjetivas...

  • Discordo do gabarito.

    Ao final do texto , a autora diz que para ela prisão era prisão! Não existia gradação de melhor ou pior. Se não existem prisões piores ou melhores para a autora, não faz sentido ela fazer uma crítica ao ambiente prisional. Vejo mais como uma descrição do ambiente do que como uma crítica.

    Aquele tipo de questão que não mede conhecimento e que te tira do concurso.

  • Não vi críticas nesse texto , errei no dia da prova e errei questão agora !

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • CERTO

     A Casa de Detenção Feminina era antiquada, embolorada, lúgubre e sombria. O chão da sala de admissão era de cimento, sem pintura, com a sujeira dos sapatos de milhares de prisioneiras, policiais e inspetoras de polícia incrustada na superfície.

    Perceba, primeiro ela realiza uma crítica e depois descreve o ambiente como reforço para assegurar a afirmação anteriormente feita.

    Bons estudos.

  • Lá, havia o mesmo piso de cimento imundo, paredes de azulejos amarelados descorados e duas escrivaninhas velhas de escritório. 

    Por ai, percebe-se que a autora estava criticando o ambiente prisional em que se encontra.

  • O examinador acordou no dia e decidiu que era uma crítica. Como poderia ter falado que estava apenas descrevendo o local. Enfim, corajoso é quem marca uma questão dessas na prova.

  • Kkkkkkkkkkkkkkkk não é possível!!

  • Uma dúvida: achei que a questão estava errada por ser o ambiente em que ela se ENCONTRAVA. O texto está no passado, né?
  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • ela não teceu nenhuma critica - somente estava caracterizando o local - sacanagem essa banca hein

  • por causa do IMUNDO.

  • Vcs acham q ela gostou de ter sido presa? Se a resposta é não, então é uma crítica.

    CERTO