SóProvas


ID
5332321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A Casa de Detenção Feminina era antiquada, embolorada, lúgubre e sombria. O chão da sala de admissão era de cimento, sem pintura, com a sujeira dos sapatos de milhares de prisioneiras, policiais e inspetoras de polícia incrustada na superfície.
    Disseram para eu me sentar no banco da frente, na fileira da direita. De repente, ouviu-se um estrondo do lado de fora do portão. Várias mulheres se aproximavam da entrada, esperando que o portão de ferro se abrisse.
    Enquanto as mulheres que tinham voltado do tribunal estavam em pé do lado de fora dos portões de ferro, fui levada para fora da sala. Lá, havia o mesmo piso de cimento imundo, paredes de azulejos amarelados descorados e duas escrivaninhas velhas de escritório. Uma inspetora branca e robusta estava no comando. Quando eu descobri, entre os papéis grudados na parede, um cartaz de pessoas procuradas pelo FBI com a minha fotografia e descrição, ela o arrancou de lá.
    Eu ainda estava esperando naquela sala suja quando houve a troca de turno. Outra agente prisional foi enviada para me vigiar. Ela era negra, jovem — mais nova do que eu —, usava cabelos crespos naturais e, ao se aproximar, não demonstrou nenhum tipo de arrogância. Foi uma experiência que me desarmou. No entanto, não foi o fato de ela ser negra que me surpreendeu, foi seu comportamento: sem agressividade e aparentemente solidário.
    Imaginando que eu pudesse ser capaz de obter dela alguma informação sobre a minha situação, perguntei por que a demora era tão longa. Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional. Seu pressentimento era de que eu seria colocada na área da prisão reservada para mulheres com transtornos psicológicos. Olhei para ela com incredulidade. Para mim, prisão era prisão — não existia gradação de melhor ou pior.

Angela Y. Davis. Uma autobiografia. Heci Regina Candiani (Trad.). 1.ª ed. São Paulo: Boitempo, 2019 (com adaptações).

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

Os últimos parágrafos do texto evidenciam que a agente prisional enviada para vigiar a autora do texto tinha detalhes acerca da área da prisão para onde esta seria levada, mas preferiu não os revelar.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    No texto, é dito que “Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional. Seu pressentimento era de que eu seria colocada na área da prisão reservada para mulheres com transtornos psicológicos."

    Infere-se um comportamento “aparentemente solidário”: a agente não sabia detalhes, mas tentava informar, seja no “achava” ou no “pressentimento”. Ademais, por definição, solidariedade é incompatível com “preferiu não os revelar”.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gab: Errado

    1. No texto está explicito que ela não sabia os detalhes.. "Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional."
    2. "Seu pressentimento era de que eu seria colocada na área da prisão reservada para mulheres com transtornos psicológicos."
    3. Assim, é possível inferir o oposto do que foi mencionado; é mais plausível inferir que, caso a agente tivesse mais informações, ela os teria dito à autora do texto.
  • gab, errado

    No texto, é dito que “Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional. Seu pressentimento era de que eu seria colocada na área da prisão reservada para mulheres com transtornos psicológicos."

    Infere-se um comportamento “aparentemente solidário”: a agente não sabia detalhes, mas tentava informar, seja no “achava” ou no “pressentimento”. Ademais, por definição, solidariedade é incompatível com “preferiu não os revelar”

    siga @policiasfederaisbr

  • ERRADO

    O texto afirma que ela não sabia detalhes:

    Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional. Seu pressentimento era de que eu seria colocada na área da prisão reservada para mulheres com transtornos psicológicos. Olhei para ela com incredulidade. Para mim, prisão era prisão — não existia gradação de melhor ou pior.

    Bons estudos!

  • Gab: ERRADO

    Os últimos parágrafos evidenciam que a fala da Agente Prisional reafirmava seu desconhecimento dos detalhes. No entanto, se a questão apontasse para inferências e suposições do local onde a presa seria colocada, estaria correta, visto que a Agente não sabia dos detalhes, mas ACHAVA tinha PRESSENTIMENTO, etc.

    • Indico a leitura, é muito viva, revoltante e inspiradora.
  • Extrapolação.

    ERRADO

  • ERRADO

    Imaginando que eu pudesse ser capaz de obter dela alguma informação sobre a minha situação, perguntei por que a demora era tão longa. Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional. Seu pressentimento era de que eu seria colocada na área da prisão reservada para mulheres com transtornos psicológicos. 

  • .... disse que não sabia detalhes...

    Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir...

  • Contradiz expressamente o que diz o texto:

    "Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir..."

  • A leitura é tudo de bom. Abre a nossa imaginação, ajuda a manter a concentração e ainda nos possibilita a aprender novas palavras.

  • Extrapolação.

    O texto deixa claro que ela não sabia detalhes, apenas achava que estavam tentando decidir.

    ERRADO.

  • A questão diz que a agente TINHA DETALHES, mas não iria revelar. ERRADO. Vamos ao trecho: " Imaginando que eu pudesse ser capaz de obter dela alguma informação sobre a minha situação, perguntei por que a demora era tão longa. Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional."

  • A agente prisional tinha "pressentimento" que quer dizer: intuição; previsão, palpite, presságio. Portanto, não tinha detalhes, era apenas um "achismo"

  • Linha 32, gabarito Errado, PMAL #2021 avante.

  • "[...] Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional. Seu pressentimento era de que eu seria colocada na área da prisão reservada para mulheres com transtornos psicológicos. [...]"

  • Não EVIDENCIA o que foi proposto pela questão.

  • não sabia detalhes, disse, mas achava...

  • Acertei talvez do jeito errado, quando o texto fala: colocada na área da prisão reservada para mulheres com transtornos psicológicos, entendo como arquitetura do local, layout. perguntei por que a demora era tão longa. Ela não sabia detalhes: entendo como detalhes qual procedimento ou processo seria tomado. alguém pode corrigir!

    ERRADA: ela não sabia qual processo seria tomado.

  • Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional. Seu pressentimento era de que eu seria colocada na área da prisão reservada para mulheres com transtornos psicológicos.

  • "Ela não sabia detalhes"...

  • Ela não sabia detalhes, estava apenas supondo. Houve extrapolação do texto.

    GAB: ERRADO

    PMAL 2021

  • Errado

    No Texto: Outra agente prisional foi enviada para me vigiar.

     Imaginando que eu pudesse ser capaz de obter dela alguma informação sobre a minha situação, perguntei por que a demora era tão longa. Ela não sabia detalhes,...

  • Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional.

    Esse período já diz tudo! Tchau, obrigado.

    @missaopmal

  • GABARITO: ERRADO

    Ela não sabia detalhes,(1) disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional. Seu pressentimento era de que eu seria colocada na área da prisão reservada para mulheres com transtornos psicológicos.(2) Olhei para ela com incredulidade.

    Dois erros 1° ela não tinha detalhes.

    2° ela os revelou que era uma área de transtornos psicológicos que temia que a levassem:

    Bizú: ela não tinha detalhes MAS poderia ter informação de qual local seria...

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

    @bizú.concurseiro

  • [...] Seu pressentimento era de que eu seria colocada na área da prisão reservada para mulheres com transtornos psicológicos [...]

    A agente prisional sabia sim dos detalhes , ela trabalhava lá , logo , a mesma sabe tudo sobre o sistema priosional , e digo mais, ela revelou para autora , tanto que a prisioneira começou a ficar "bolada" com a servidora pública.

    Errado

  • Gab: Errado.

    A agente não sabia ao CERTO pra onde iria de FATO ser levada a autora, porém ela revelou que ''achava'' que iriam leva-la para o setor de mulheres com transtornos psicológicos, ou seja, a agente não sabia ao certo afirmar onde a autora seria colocada, todavia ela desconfiava um possível local o qual foi revelado pela mesma em conversa com a autora.

  • Errado.

    "Seu pressentimento"

    "Ela não sabia detalhes"

    "Achava"

  • Bem que podia cair questão assim no próximo concurso do INSS KKK

  • PORQUE TA ERRADA ?

    Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional.

  • Errado.

    Questão de compreensão.

    Alguns recortes do texto: Ela não sabia detalhes... achava... Seu pressentimento.

  • Ela não sabia detalhes, disse, mas achava...

  • GABARITO: ERRADO

    .... disse que não sabia detalhes...

    Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir...

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • extraplolação. em nenhum momento o texto fala q ela sabia

    aprovado em concurso em 2021. Glória a Deus

  • Ela não sabia detalhes, disse, mas achava que estavam tentando decidir como me manteriam separada da população prisional.