SóProvas


ID
5334904
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração por via intramuscular é a aplicação de medicamento no tecido muscular, devendo-se levar em conta: massa muscular suficientemente grande para absorver o medicamento, espessura do tecido adiposo, idade do paciente, irritabilidade da droga e distância em relação a vasos e nervos importantes, na escolha do local para a aplicação. Com base no texto, responda à próxima questão. 

Em clientes que recebem injeções por período prolongado, idosos com massa muscular reduzida e para a aplicação de certos agentes, como o ferro, qual o método mais recomendado para o uso de todas as injeções intramusculares?

Alternativas
Comentários
  • Uma das formas de realizar a administração intramuscular é com a técnica em Z. O método em Z (Z-track) cria um ziguezague através dos tecidos, o que veda o trajeto da agulha, para evitar o retorno da medicação. A característica mais importante desse tipo de procedimento é a indicação para medicamentos com ação sistêmica que possuem rápida absorção e doses relativamente grandes podendo chegar até 5 mL nos locais adequados. O tecido muscular é pouco vascularizado e possui poucos nervos sensitivos, o quê possibilita uma ação assistencial que gera menos dor, principalmente para medicamentos que causam reação.

    A técnica foi descrita e demonstrada em 1939 por Shaffer e indicada para injeções profundas de medicamentos ou drogas irritantes, como o ferro. Dessa forma a técnica possibilita o não extravasamento de medicamento da localidade, gerando menor desconforto para o paciente, diminuindo lesões na região do local de aplicação.

    FONTE: https://pebmed.com.br/como-realizar-administracao-intramuscular-com-tecnica-de-aplicacao-em-z/

  • Para a aplicação das injeções intramusculares existe a técnica clássica (com pinçamento do músculo e introdução da agulha) ou a técnica em Z. Técnica em V, técnica vertical ou horizontal não existem.

     A técnica em Z é muito realizada para aplicação para injeções intramusculares de medicações irritantes aos tecidos, como o ferro, que pode infiltrar-se no subcutâneo e pele, inclusive manchando esta última. Porém essa técnica bloqueia o medicamento dentro do tecido muscular e o paciente sente menos dor.

    Portanto em clientes que recebem injeções por período prolongado, idosos com massa muscular reduzida e para a aplicação de certos agentes, como o ferro, a técnica em Z é utilizada como método mais recomendado para o uso de todas as injeções intramusculares.


    Gabarito do Professor: Letra B



    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.