SóProvas


ID
5335903
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à próxima questão.

Vivendo e aprendendo (Victor Hugo).
Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas... Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas. Chore, ria, faça careta, pule, dance, cante, corra, viva. Não tenha medo de viver e ser feliz! Existem momentos na vida que podem parecer bobos, que podem parecer comuns para você por enquanto, mas um dia você pode olhar pra trás e dizer: esse foi o dia mais feliz de minha vida, "até agora". Por isso, aprecie cada momento na vida como se fosse único e especial, com uma pessoa especial. Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina! Tente apenas ser feliz, faça o que der vontade, não se importe com o que os outros dizem sobre você, porém, tente não dizer nada sobre os outros. Não faça com o próximo o que não quer para si mesmo.

De acordo com o texto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Buscamos a alternativa incorreta.

    (A) O eu lírico diz que na vida temos várias surpresas: boas, ruins, inesperadas.

    R.: Correto. Apesar do autor utilizar virgula para separar o adjunto adnominal do objeto direto, é perceptível que "boas", "ruins" e "inesperadas" são características enumeradas de "surpresas". Alguns poderão dizer que está implícito o verbo "ser" antes da primeira vírgula, mas faça isso na sua redação de concurso pra ver como sua nota vai lá pra baixo.

    • "Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas..."

    (B) Explica o eu lírico, que devemos estar preparados para reagir a cada surpresa, enquanto vivermos.

    R.: Correto.

    • "Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas."

    O termo delas é utilizado para resgatar as variadas espécies de surpresa no período anterior.

    (C) O eu lírico comenta que o importante é não ter medo de viver, tentar ser feliz de todas as formas.

    R.: Correto.

    • "Não tenha medo de viver e ser feliz!";
    • "Tente apenas ser feliz, faça o que der vontade, não se importe com o que os outros dizem sobre você, (...)".

    Nessa parte, precisamos ir um pouco além da compreensão e buscar na inferência essa tal felicidade "de todas as formas". E é possível ver isso na segunda frase que destaco acima, quando o autor fala para "fazer o que der vontade" ao tentar ser feliz, logo é sensato dizer que é de todas as formas.

    (D) No poema, fica evidente, que é preciso buscar a felicidade, embora ela esteja sempre muito longe; por isso, não adianta apreciar os momentos da vida.

    R.: Incorreto. Muito pelo contrário, o texto fala que a felicidade pode estar mais próximo do que se imagina, em cada momento que se vive, além disso, o autor fala que devemos, sim, para apreciar cada momento.

    • "Por isso, aprecie cada momento na vida";
    • "Existem momentos na vida (...), que podem parecer comuns para você (...), mas um dia você pode olhar pra trás e dizer: esse foi o dia mais feliz de minha vida;
    • "Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina!"

    Gabarito (D)

    ---------------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • GABARITO D

  • Essa questão, sobre interpretação de texto, pede que o leitor esteja atento para mensagem principal do texto. A questão busca pela alternativa que contradiga o que foi dito na passagem. Logo:

    Alternativa A – Incorreta. Segundo a primeira opção, o eu lírico diz que na vida temos surpresas diversas. Isso é exatamente o que é dito na primeira frase do texto: “Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas...”. Portanto, por não contradizer o parágrafo escrito por Victor Hugo, a alternativa está errada.

    Alternativa B – Incorreta: Similarmente, a segunda opção descreve outra mensagem do texto corretamente. Segundo a alternativa, o autor declara que devemos estar preparados para todas as surpresas da vida. Na passagem “Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas. Chore, ria, faça careta, pule, dance, cante, corra, viva.” é evidenciado isso, na qual “delas” está retomando “surpresas” na frase anterior, discutida na primeira alternativa. Assim, já que não contradiz o texto, a alternativa está correta.

    Alternativa C – Incorreta: A opção diz que o eu lírico comenta que não se pode ter medo de viver. O texto de fato apresenta essa perspectiva; podemos observar se lermos a passagem “Não tenha medo de viver e ser feliz! Existem momentos na vida que podem parecer bobos, que podem parecer comuns para você por enquanto, mas um dia você pode olhar pra trás e dizer: esse foi o dia mais feliz de minha vida, ‘até agora’.”. Por não contradizer a mensagem original, a opção está errada.

    Alternativa D – Correta: Aqui existe uma contradição entre o texto e o que é dito na alternativa. Segundo a opção, “não adianta apreciar os momentos da vida”. Isso é contraditório com o que o autor quer passar. É perceptível a discrepância quando lemos no parágrafo: “Por isso, aprecie cada momento na vida como se fosse único e especial, com uma pessoa especial. Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina!”. Logo, apresentando a contradição que a questão busca, a alternativa está correta.

    Resposta: Alternativa D