Gabarito B.
"Psicopatologia é uma área do conhecimento que tem como objetivo estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental. Sua base encontra-se na psiquiatria, cujo o enfoque é clínico. É um campo do saber, um conjunto de discursos com variados objetos, métodos, questões: por um lado, encontram-se em suas bases as disciplinas da área biológica e a neurociência e por outro lado, encontram-se as áreas da psicanálise, psicologia, entre outras."
--------------------------------------------------------
A - Não é uma investigação apenas teórica da psique e é uma área interdependente da psicologia.
C - Complicado mensurar que há agilidade e especificidade numa teoria tão complexa.
D - Compreende essas áreas, mas não há a presença de ênfase nelas.
Informações complementares, que acredito serem úteis, retiradas do livro de Paulo Dalgalarrondo:
"A psicopatologia tem boa parte de suas raízes na tradição médica (na obra dos grandes clínicos e alienistas do passado), que propiciou, nos últimos dois séculos, a observação prolongada e cuidadosa de um considerável contingente de doentes mentais. Em outra vertente, a psicopatologia nutre-se de uma tradição humanística (filosofia, literatura, artes, psicanálise)[...].
"Apesar de se beneficiar das tradições neurológicas, psicológicas e filosóficas, a psicopatologia não se confunde com a neurologia das chamadas funções corticais superiores (não se resume, portanto, a uma ciência natural dos fenômenos relacionados às zonas associativas do cérebro lesado), nem à hipotética psicologia das funções mentais desviadas.
"A psicopatologia é, pois, uma ciência autônoma, e não um prolongamento da neurologia ou da psicologia."