SóProvas


ID
5337124
Banca
UNEB
Órgão
SEAGRI-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No Brasil, consoante a CF/88, a soberania popular será exercida por

Alternativas
Comentários
  • Art. 14 CF - A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.

  • Letra pura de lei.

    Art 14 - A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito; (consulta anterior... ''PLÉBICITU!!'' - Silva, Marina)

    II - referendo;(consulta posterior a lei já aprovada pelo CN. Um exemplo é o caso do estatuto do desarmamento em 2005, o qual foi realizado um referendo à população)

    III - iniciativa popular.

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos políticos e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante ao exercício da soberania popular.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 14, caput, CF, que preceitua:

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.

    Assim, constata-se que a banca trouxe como resposta a cópia literal do art. 14, caput, CF, de modo que somente o item "A" encontra-se correto.

    Gabarito: A

  • GABARITO - A

    Outra questão:

    Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: OAB Prova: FGV - 2018 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XXV - Primeira Fase

    Por entender que o voto é um direito, e não um dever, um terço dos membros da Câmara dos Deputados articula proposição de emenda à Constituição de 1988, no sentido de tornar facultativo a todos os cidadãos o voto nas eleições a serem realizadas no país.

    Sabendo que a proposta gerará grande polêmica, o grupo de parlamentares resolve consultar um advogado especialista na matéria.

    B) Não há óbice para que venha a ser objeto de alteração por via de Emenda Constitucional, embora o voto obrigatório tenha estatura constitucional.

    Bons estudos!