Gabarito: A
Em macroeconomia, demanda agregada é a demanda total de bens e serviços numa dada economia para um determinado momento e nível de preços. É o total de bens e serviços na economia que será adquirido a todos os níveis de preços possíveis. Esta é a demanda do produto interno bruto de um país quando os níveis de estoque são fixos.
A demanda agregada depende da quantidade de moeda em poder dos agentes econômicos (consumidores, empresas, governos), das despesas e impostos a que estão sujeitos e de outras variáveis. De acordo com a hipótese keynesiana:
Produto = Demanda Agregada = Consumo + Investimento + Gasto do Governo + Transação Corrente
Utilizamos a demanda agregada no modelo de Mercado da Produção para obter a Curva DD (Demanda Doméstica), que é a relação entre Transação Corrente e Produto. O modelo pressupõe a condição de Marshall-Lerner.
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Demanda_agregada>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área,
para comentar esta questão sobre Demanda Agregada.
A questão é bem simples e nem tem muito o que comentar além do próprio conceito de demanda agregada, que é a demanda total de bens e serviços numa economia para determinado momento e nível de preços.
Mas acho que vale apena mencionar que a oferta agregada é o total de bens e serviços produzidos numa economia para determinado momento e nível de preços.
Por fim, para que uma economia esteja em equilíbrio, é necessário que a oferta agregada seja igual à demanda agregada.
Gabarito do Professor: Letra A.