SóProvas


ID
533914
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nas questões de n. 13 a 16, assinale a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • Vejamos:

    Em redes de telecomunicações temos, geralmente, dois tipos de enlaces, aqueles ponto a ponto, por exemplo PPP, e os que enviam em Broadcast. Quando falamos em enlaces broadcasts, tratamos de comunicações entre diversos pontos simultaneamente por meio de um canal comum, ou seja multiplexação. Sendo assim, para que essa comunicação ocorra, devemos criar mecanismos para que os pacotes dessas comunicaçòes trafeguem de forma correta e eficiente. Para tanto, foram criados alguns protocolos:

    Por divisão do canal: o canal de comunicação é dividido entre os comunicadores.
    1.       Time division Multiplexing: o canal é dividido pelo tempo. Sendo assim, cada nó pode enviar seus pacotes dentro daquele espaço de tempo dedicado a ele.
    2.       Frequency division Multiplexing: o canal é dividido por frequências. Sendo assim, a cada nó será atribuída uma frequência específica para transmissão.
    Por acesso aleatório: nesse caso, os nós tentam enviar os pacotes no meio. Ao enviar, eles aguardam a colisão para então tomar providencias para sanar os efeitos daquela colisão.
    1. Slotted Aloha: esse protocolos tem como premissas o envio dos pacotes sempre no inicio de um intervalo. Todos os emissores somente iniciam suas transmissões ao início do intervalo. Havendo colisão o emissor espera um tempo aleátorio para então enviar um novo pacote. A ideia aqui é gerar tempos aleátorios para que a emissões não se colidam.
    2. Aloha: a diferença desse protocolo para o anterior está residida na necessidade de epserar o intervalo começar. O aloha puro não possui essa premissa.
    3. CSMA: é o protocolo utilizado no padrão ETHERNET e ele traz duas funcoes primordiais, a checagem do meio ou detecção de portadora e a detecção de colisões. Primeiro o nó checa a portadora para verificar se há ou não tráfego e depois, não havendo tráfego, envia o pacote.
    Revezamento: consiste em protocolos que utilizam formas de revezar o acesso ao meio, sempre com um controle.
    1. Polling: neste caso o controle é exercido pelo nó mestre que determina quem irá falar na próxima rodada.
    2. Passagem de permissão: neste caso um token gira entre os nós para garantir o direito de palavra de cada um.
  • A questão apresenta um problema ao afirmar que "aumentando sua eficiência. ". Em geral protocolos de polling são menos eficientes que protocolos de acesso aleatório.
  • Protocolo de Seleção (Polling)
    O protocolo de polling requer que um dos nós seja designado como nó mestre. O nó mestre seleciona cada um dos nós por alternância circular. Em particular, ele envia primeiramente uma mensagem ao nó 1 dizendo que ele (o nó 1) pode transmitir até um certo número máximo de quadros. Após o nó 1 transmitir alguns quadros, o nó mestre diz ao nó 2 que ele (o nó 2) pode transmitir até um certo número máximo de quadros. (O nó mestre pode determinar quando um nó terminou de enviar seus quadros observando a ausência de um sinal no canal.) O procedimento continua dessa maneira, com o nó mestre escolhendo cada um dos nós de maneira cíclica.
    O protocolo de polling elimina as colisões e os intervalos vazios que atormentam os protocolos de acesso aleatório, o que permite que ele tenha uma eficiência muito maior. Mas esse protocolo também tem algumas desvantagens. A primeira desvantagem é que o protocolo introduz um atraso de seleção – o período de tempo requerido para notificar um nó que ele pode transmitir. Se por exemplo, apenas um nó estiver ativo, então esse nó transmitirá a uma velocidade menor do que R bps, pois o nó mestre tem de escolher cada um dos nós ociosos por vez, cada vez que um nó ativo tiver enviando seu número máximo de quadros. A segunda desvantagem é potencialmente mais séria: se o nó mestre falhar, o canal inteiro ficará inoperante.
    Fonte: http://www.cefetrn.br/~fcsjunior/Cap%EDtulo%2010%20-%20Protocolos%20de%20Acesso%20M%FAltiplo.pdf
  • O protocolo de polling elimina as colisões e os intervalos vazios que atormentam os protocolos de acesso aleatório, aumentando sua eficiência. LETRA C
  • Livro do Kurose - pág 347

     
    O protocolo de polling elimina as colisões e os intervalos vazios que atormentam os protocolos de aces-
    so aleatório, o que permite que ele tenha uma eficiência muito maior. Mas esse protocolo também tem algu-
    mas desvantagens. A primeira desvantagem é que o protocolo introdu~ um atraso de seleção -    o período
    de tempo requerido para notificar um nó que ele pode transmitir. Se, por exemplo, apenas um nó estiver
    ativo, então esse nó transmitirá a uma velocidade menor do que R bps, pois o nó mestre tem de escolher
    cada um dos nós ociosos por vez, cada vez que um nó ativo tiver enviado seu número máximo de quadros.
    A segunda desvantagem é potencialmente mais séria: se o nó mestre falhar, o canal inteiro ficará inoperante.