SóProvas


ID
5339932
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é reconhecida como umaferramenta para a garantia do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional. Os princípios da EAN NÃO comtemplam a:

Alternativas
Comentários
  • A educação alimentar e nutricional (EAN) se configura como um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, intersetorial e multiprofissional, que utiliza diferentes abordagens educacionais. São ações que envolvem indivíduos ao longo de todo o curso da vida, grupos populacionais e comunidades, considerando as interações e significados que compõem o comportamento alimentar.

    Seu objetivo é contribuir para a realização do direito humano à alimentação adequada e garantia da segurança alimentar e nutricional (SAN), a valorização da cultura alimentar, a sustentabilidade e a geração de autonomia para que as pessoas, grupos e comunidades estejam empoderados para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a melhoria da qualidade de vida. A EAN é entendida como processo de diálogo entre profissionais de saúde e a população, visando a autonomia e ao autocuidado.

    Contemplada pela , a educação alimentar e nutricional é compreendida também no âmbito da promoção da saúde no campo do desenvolvimento de habilidades pessoais por meio de processos participativos e permanentes, configurando-se como um dos pilares da promoção da alimentação adequada e saudável (Diretriz 2 da PNAN).

  • PRINCÍPIOS PARA AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL:

    I- Sustentabilidade social, ambiental e econômica

    II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade

    III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas

    IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória

    V- A Promoção do autocuidado e da autonomia

    VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos

    VII- A diversidade nos cenários de prática

    VIII- Intersetorialidade

    IX- Planejamento, avaliação e monitoramento das ações