SóProvas


ID
5340124
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Ainda na véspera eram seis viventes, contando com o papagaio. Coitado, morrera na areia do rio, onde haviam descansado, à beira de uma poça: a fome apertara demais os retirantes e por ali não existia sinal de comida. A cachorra Baleia jantara os pés, a cabeça, os ossos do amigo, e não guardava lembrança disto. Agora, enquanto parava, dirigia as pupilas brilhantes aos objetos familiares, estranhava não ver sobre o baú de folha a gaiola pequena onde a ave se equilibrava mal. Fabiano também às vezes sentia falta dela, mas logo a recordação chegava. Tinha andado a procurar raízes, à toa: o resto da farinha acabara, não se ouvia um berro de rês perdida na caatinga. Sinha Vitória, queimando o assento no chão, as mãos cruzadas segurando os joelhos ossudos, pensava em acontecimentos antigos que não se relacionavam: festas de casamento, vaquejadas, novenas, tudo numa confusão. Despertara-a um grito áspero, vira de perto a realidade e o papagaio, que andava furioso, com os pés apalhetados, numa atitude ridícula. Resolvera de supetão aproveitá-lo como alimento e justificara-se declarando a si mesma que ele era mudo e inútil. Não podia deixar de ser mudo... Ordinariamente a família falava pouco. E depois daquele desastre viviam todos calados, raramente soltavam palavras curtas. O louro aboiava, tangendo um gado inexistente, e latia arremedando a cachorra.

    Num cotovelo do caminho, Fabiano avistou um canto de cerca, encheu-o a esperança de achar comida, sentiu desejo de cantar. A voz saiu-lhe rouca, medonha. Calou-se para não estragar força.

(Graciliano Ramos, Vidas Secas. 1996. Adaptado)

Em relação à cena descrita, é correto afirmar que Fabiano e sua família

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    comeram o papagaio de estimação para saciar a fome que os afligia L1 : L5

  • GABARITO: C

    Vidas Secas é um ótimo livro para quem quer ler enquanto descansa. Recomendo!!

    Em relação à cena descrita, é correto afirmar que Fabiano e sua família comeram o papagaio de estimação para saciar a fome que os afligia

    Retiramos o gabarito do trecho a seguir:

    "(...) a fome apertara demais os retirantes e por ali não existia sinal de comida. A ca.chor.ra Baleia jantara os pés, a cabeça, os ossos do amigo (do papagaio) (...) Resolvera de supetão aproveitá-lo como alimento (Sinhá Vitória resolveu aproveitá-lo como alimento) (...) depois daquele desastre (de decidirem comer o papagaio) viviam todos calados, raramente soltavam palavras curtas."

     

    Cuidado com as extrapolações, viu? rsrs

    a) chegaram a pensar na hipótese de comer o papagaio de estimação. → Errado. Eles não chegaram a pensar, eles comeram o papagaio.

    b) deixaram a ca.chor.ra Baleia comer o papagaio, pois estava faminta. → Errado. Não há neste trecho informações de que a ca.chor.ra estava faminta. O autor apenas disse que ela comeu o amigo.

    d) deliraram de fome e sonharam que comiam o papagaio de estimação. → Errado. Ninguém falou em sonho. Foi um incidente real rsrs

    e) saciaram a fome com o papagaio, que tagarelava durante a caminhada. → Errado. O autor diz que o papagaio era mudo. Veja: "Resolvera de supetão aproveitá-lo como alimento e justificara-se declarando a si mesma que ele era mudo e inútil. Não podia deixar de ser mudo..."

    .

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :) 

  • Eu marquei a certa, mas pelo o q eu entendi só a veia comeu o papagaio, n??

    meio estranho esse gabarito, jogo q segue

  • História capciosa!

  • texto otimo pra ler

  • Na primeira leitura eu não tinha entendido, na segunda parecia que eu estava na primeira...

  • FUJA LOCO!

  • "Resolvera de supetão aproveitá-lo (Papagaio) como alimento e justificara-se declarando a si mesma que ele era mudo e inútil"

    GABARITO: C

  • Viva Graciliano! Por mais Gracilianos no Brasil!

  • Se alguém puder dar uma luz aqui kkkkk

    No começo do texto diz que o papagaio havia morrido (..."eram seis viventes, contando com o papagaio. Coitado, morrera na areia do rio, onde haviam descansado...")

    Então como depois a Sinha viu o papagaio andando furioso? (..."vira de perto a realidade e o papagaio, que andava furioso, com os pés apalhetados...")

    Por conta disso marquei a alternativa que fala em delírio, pois não entendi como o pássaro poderia ter morrido e depois ser visto pela Sinha.

  • ....resolverá aproveitá-lo como alimento....

    e depois daquele desastre viviam todos calados...

    gab: C

  • O autor do texto tinha bebido antes de escrever.

  • Que tristeza esse texto!