Ao analisar as alternativas, temos:
A – Incorreta. Verificar se a família está “estruturada” nos padrões “normais” da sociedade capitalista.
B – Correta. Conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais.
C – Incorreta. Compreender a realidade por meio de um preestabelecimento de visitas domiciliares à população socioeconomicamente fragilizada.
D – Incorreta. Destacar as qualidades da população usuária da assistência social no tocante ao “merecimento” de seu pleito.
E – Incorreta. Disponibilizar à equipe interdisciplinar informações sobre a situação econômica da população que busca o Serviço Social.
O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos, familiares e culturais (CFESS, 2003, p. 29).
Como resposta, temos:
B – Correta.
A, C, D e E – Incorretas.
Gabarito: B
Referência:
CFESS – Conselho Federal de Serviço Social (org.). O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos: contribuição ao debate no judiciário, na penitenciária e na previdência social. São Paulo: Cortez, 2003.