SóProvas


ID
5340199
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De maneira sintetizada, estudo social pode ser compreendido como um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade

Alternativas
Comentários
  • LETRA; B

  • GAB. B

    Fávero expõe que “O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional — especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais. (...)

    Fonte;registro e opinião técnica -CFESS

  • Ao analisar as alternativas, temos:

    A – Incorreta. Verificar se a família está “estruturada” nos padrões “normais” da sociedade capitalista.

    B – Correta. Conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais.

    C – Incorreta. Compreender a realidade por meio de um preestabelecimento de visitas domiciliares à população socioeconomicamente fragilizada.

    D – Incorreta. Destacar as qualidades da população usuária da assistência social no tocante ao “merecimento” de seu pleito.

    E – Incorreta. Disponibilizar à equipe interdisciplinar informações sobre a situação econômica da população que busca o Serviço Social.

    O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos, familiares e culturais (CFESS, 2003, p. 29).

    Como resposta, temos:

    B – Correta.

    A, C, D e E – Incorretas.

    Gabarito: B

    Referência:

    CFESS – Conselho Federal de Serviço Social (org.). O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos: contribuição ao debate no judiciário, na penitenciária e na previdência social. São Paulo: Cortez, 2003.