SóProvas


ID
5340280
Banca
Prefeitura de Aurora - CE
Órgão
Prefeitura de Aurora - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

Quartetos


Como nos tempos d’antanho já dis: merci beaucoup

obrigado a ti, Poesia, mil vezes obrigado

porque posso carregar fantasmas a tiracolo

E dizer: eu tenho o mundo. 


Na verdade, o tempo e a miséria eu tenho

e a mágoa de ter nascido ó minha mãe!

Quantas vezes, meu Deus, desci aos infernos

para tirar de lá apenas um poema e nada

mais...


Nos pensamentos enormes

somente o voo do pássaro é que importa

mas eu bendigo a dor de ter sofrido

para colher a rosa da esperança, a tênue rosa


O poetas do romantismo

vós vos matáveis por amor

porém nós, poetas do modernismo,

temos amor e não nos matamos.


Se me perguntassem (quem ousaria?)

qual o maior poeta do mundo

o que sofreu na carne a dor da poesia

responderia apenas: infelizmente, eu! 


Que dissolução nos sentidos

à hora morta do sono sem remédio.

O verso é como o acalanto

mas a criança não dorme há muitos anos...


E dormir é viver, é sonhar

e desperta quem há de achar

a palavra – a simples palavra

(Mulher) e o que engrandece?

( Antônio Girão Barroso Rev. Acad. Cear. Let. N° 35 – 1971)

No segundo verso da primeira estrofe temos um recurso poético utilizado pelo eu lírico e que aqui se encontra destacado. A tal recurso, denominamos:

“obrigado a ti, Poesia, mil vezes obrigado”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • A metonímia é a transposição de significados considerando parte pelo todo, autor pela obra. “Costumava ler Shakespeare.” (Costumava ler as obras de Shakespeare.)

    A personificação ou prosopopeia é a atribuição de qualidades e sentimentos humanos aos seres irracionais. “O lobo conversou com Chapeuzinho, e decidiram fazer as pazes.”

    Hipérbole – Figura de pensamento, corresponde ao exagero intencional na expressão. “Quase morri de estudar.”

    Hipérbato - Inversão da ordem direta dos elementos de uma oração ou período. “Muito valorizadas são as manifestações culturais brasileiras no exterior.” (As manifestações culturais brasileiras são muito valorizadas no exterior.)

    Onomatopeia é a inserção de palavras no discurso que imitam sons. “O cocoricó se faz ouvir toda manhã.”

    Gabarito: B.

  • A questão é sobre figuras de linguagem e quer saber qual a figura de linguagem presente em “obrigado a ti, Poesia, mil vezes obrigado”. Vejamos:

     .

    A) metonímia, a utilização de uma parte pelo todo;

    Errado.

    Metonímia: consiste em usar uma palavra por outra, com a qual se acha relacionada. Essa troca se faz não porque as palavras são sinônimas, mas porque uma evoca a outra. Há metonímia quando se emprega, por exemplo:

    O autor pela obra: Nas horas de folga lia Camões. [Camões = a obra de Camões]

    A parte pelo todo: Ele não tinha teto onde se abrigasse. [teto = casa] / Márcia completou ontem vinte primaveras. [primaveras = anos] / João trabalha dobrado para alimentar oito bocas. [bocas = pessoas]

     .

    B) personificação;

    Certo. "Poesia" está sendo tratada como uma pessoa; logo, há uma personificação.

    Personificação: é a figura pela qual fazemos os seres inanimados ou irracionais agirem e sentirem como pessoas humanas. É um precioso recurso da expressão poética. Por meio desta figura, também chamada prosopopeia e animização, empresta-se vida e ação a seres inanimados.

    Ex.: A Morte roubou-lhe o filho mais querido.

     .

    C) hipérbole, ou seja, exagero verbal;

    Errado.

    Hipérbole: é uma afirmação exagerada. É uma deformação ela verdade que visa a um efeito expressivo.

    Ex: Chorou rios de lágrimas.

     .

    D) hipérbato– inversão da ordem sintática da frase;

    Errado.

    Hipérbato: consiste na inversão da ordem direta dos termos da oração. A ordem tradicional das orações é "sujeito + complementos + adjuntos adverbiais".

    Ex.: “É a vaidade, Fábio, nesta vida, Rosa…” (Na ordem direta seria: “Fábio, nesta vida, a vaidade é Rosa…”)

     .

    E) onomatopeia por reproduzir sons da natureza

    Errado.

    Onomatopeia: Consiste no aproveitamento de palavras cuja pronúncia imita o som ou a voz natural dos seres. É um recurso fonêmico ou melódico que a língua proporciona ao escritor.

    Ex.: "Pedrinho, sem mais palavras, deu rédea e, lept! lept! arrancou estrada afora."

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra B