SóProvas


ID
5341894
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia a notícia publicada em https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2020/12/01/nascimento-demilhoes-de-tartarugas-e-registrado-no-vale-do-guapore-em-ro.ghtml e assinale a alternativa que faz afirmação verdadeira.

Nascimento de milhões de tartarugas é registrado no Vale do Guaporé, em RO.


Uma tartaruga rara com coloração diferente foi encontrada por voluntários em um dos ninhos. A expectativa é que quatro milhões de filhotes cheguem ao rio. Por Rede Amazônica.


Teve início em São Francisco do Guaporé (RO), região de fronteira com a Bolívia, o período de nascimento das tartarugas. A expectativa é que quatro milhões dos pequenos quelônios consigam chegar ao Rio Guaporé.


A estiagem ajudou e com a pouca chuva na região os berçários das tartarugas não foram atingidos pela água, permitindo que os filhotes deixassem a areia por conta própria, como explica o Presidente da Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale), Zeca Lula.


"Esse ano com a pouca chuva, e o rio não conseguiu encher ainda, todas as praias estão de fora, a eclosão vai ser total. Todos os filhotes serão aproveitados". 


(i) E para as equipes que trabalham com o salvamento das tartarugas, o ano de 2020 veio com uma surpresa: um filhote de coloração diferente foi encontrado em um dos ninhos. O pequeno não é albino, mas é raro na região, tendo sido o segundo encontrado em mais de 20 anos.

(ii) "Para ser albino, já que há essa falta de pigmentação geral, ele também precisa ter os olhos vermelhos. Animais albinos têm olhos vermelhos. Nesse caso, é muito mais provável que seja um animal com leucismo, que também é uma anomalia cromática, que faz com que o animal venha sem melanina, porém, os olhos continuam com a coloração normal", explica o biólogo Saymon Albuquerque.

(iii) O monitoramento é realizado pelos voluntários em seis praias e tem como objetivo auxiliar os filhotes e coibir o tráfico internacional das tartarugas. A soltura dos filhotes, evento simbólico que marca o final da eclosão, acontece ainda neste mês de dezembro.

Alternativas
Comentários
  • A questão começou boa, mas as assertivas a estragaram. Por outro lado, acho legal a exploração desse assunto em provas (algo que não é normal).

    Dentro dos próximos 60 dias nascerão milhões de filhotes de tartarugas (Podocnemis expansa) nas margens do rio Guaporé, na fronteira brasileira com a Bolívia, em Rondônia. O fenômeno de reprodução do maior quelônio de água doce da América do Sul é considerado um dos maiores do mundo e acontecerá nas praias Alta, Ilha e Suja.

    [...]

    A vegetação fechada da Área de Preservação Permanente (APP) ao longo das praias expõe um cenário exuberante, quase intocável. No entanto, a reprodução das tartarugas continua ameaçada pela ação de predadores animais e do ser humano.

    A desova acontece de madrugada entre os meses de setembro e outubro, geralmente no mesmo lugar onde elas nasceram [...]

    Os filhotes habitarão também os afluentes do rio Guaporé numa extensão de 1.400 quilômetros. As comunidades Santo Antônio e Santa Fé são praticamente o paraíso da rica biodiversidade que inclui os quelônios.

    “Caçadores entram clandestinamente na praia, retiram a tartaruga e a deixam de ponta cabeça escondida no mato para depois levá-la embora, às vezes, depois de dois a três dias, exausta, o que configura um horrível flagelo animal que deve ser punido”, diz Jéssica.

    Vale a leitura: http://www.sedam.ro.gov.br/eclosao-de-tartarugas-no-rio-guapore-ocorre-em-dezembro-fiscalizacao-atua-para-combater-ilicitos-ambientais/