SóProvas


ID
5342566
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O sete de abri de 1831, mais do que o Sete de Setembro de 16822, representou a verdadeira independência nacional, o início do governo do país por si mesmo, a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de uma criança de cinco anos. O governo do país por si mesmo, levado a efeito pelas regências, revelou-se difícil e conturbado. Rebeliões e revoltas pipocaram por todo o país, algumas lideradas por grupos de elite, outras pela população tanto urbana como rural, outras ainda por escravos.
ARVALHO, J. Murilo. Documentação política, 1808-1840.
In: “Brasiliana da Biblioteca Nacional”. Nova Fronteira, 2001.

O período que se iniciou com a abdicação de D. Pedro I foi considerado o mais agitado do Império. À época foi consolidado o processo de independência, que acabou evidenciando as divisões no interior das elites dominantes, abrindo espaço para as revoltas, ou de cunho liberal ou populares. Essa agitação política atingiu inúmeras províncias, incluindo a de Mato Grosso, que foi palco da revolta conhecida como Rusga, que eclodiu na noite de 30 de maio de 1834.
Considerando-se o conturbado Período Regencial (1831-1840) e as Revoltas Provinciais, em geral, e a Rusga, em particular, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A crise gerada pela abdicação de D. Pedro I acirrou os ânimos entre os que defendiam o retorno do Imperador (PARTIDO PORTUGUÊS- COMERCIANTES E MILITARES PORTUGUESES COM INTERESSES LIGADOS A RECOLONIZAÇÃO) e os defensores da autonomia provincial (PARTIDO BRASILEIRO - COMERCIANTES , FAZENDEIROS LÍDER ERA JOSÉ BONIFÁCIO ; E O PARTIDO RADICAL LIBERAL QUE DEFENDIA A REPUBLICA BEM COMO A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA), que se opunham, em alguns casos, aos privilégios dos portugueses, em especial os que controlavam o comércio, o que ajuda a entender uma das causas para a eclosão da Rusga Cuiabense.

  • Alternativa: 'a'

    A chamada Rusga foi um movimento de revolta que ocorreu no contexto do Período Regencial brasileiro , na então Província de Mato Grosso, atuais Mato Grosso  e Mato Grosso do Sul. Constitui-se num reflexo da então crescente rivalidade entre portugueses e brasileiros o que na verdade ocorreu em Cuiabá.