SóProvas


ID
5344396
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O sete de abri de 1831, mais do que o Sete de Setembro de 16822, representou a verdadeira independência nacional, o início do governo do país por si mesmo, a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de uma criança de cinco anos. O governo do país por si mesmo, levado a efeito pelas regências, revelou-se difícil e conturbado. Rebeliões e revoltas pipocaram por todo o país, algumas lideradas por grupos de elite, outras pela população tanto urbana como rural, outras ainda por escravos.
CARVALHO, J. Murilo. Documentação política, 1808-1840.
In: “Brasiliana da Biblioteca Nacional”. Nova Fronteira, 2001.

O período que se iniciou com a abdicação de D. Pedro I foi considerado o mais agitado do Império. À época foi consolidado o processo de independência, que acabou evidenciando as divisões no interior das elites dominantes, abrindo espaço para as revoltas, ou de cunho liberal ou populares. Essa agitação política atingiu inúmeras províncias, incluindo a de Mato Grosso, que foi palco da revolta conhecida como Rusga, que eclodiu na noite de 30 de maio de 1834.
Considerando-se o conturbado Período Regencial (1831-1840) e as Revoltas Provinciais, em geral, e a Rusga, em particular, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da D?

  • Sobre a D:

    Ambos eram ambos eram compostos pelas elites proprietárias do período, defensoras da unidade do país, do regime monárquico e da escravidão.

    '' Insira Conjunção Coordenada Adversativa ''

    Pretendiam os liberais que se decretassem mais amplas franquezas políticas às províncias a fim de descentralizar-se a ação governativa geral, exigiam ainda restringir a ação da polícia e confiar-se ao povo a eleição dos magistrados, a fim de que o país se administrasse pelos agentes de sua vontade e escolha.

    Replicavam os conservadores que era indispensável a centralização política para se manter a integridade do Império; que o Poder Judiciário carecia de ser independente e inamovível para cumprir deveres e amparar os direitos dos cidadãos, e firmar a esfera da resistência legal que se facultava