SóProvas


ID
5344927
Banca
AOCP
Órgão
MPE-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Oi, Chico!

Clarice Lispector


    Oh, Chico Buarque, pois não é que recebi uma carta de uma cidade do Rio Grande do Sul, Santa Maria, a respeito de você e de mim? É o seguinte: a moça me lê num jornal de Porto Alegre. E, muito jovem, diz que sente grande afinidade comigo, que eu escrevo exatamente como ela sente. Mas que sua maior afinidade comigo vem do fato de eu ter escrito sobre você, Chico. Diz: "Eu, como você, tenho uma inclinação enorme por ele. Achava eu que esta inclinação (que é motivo de troça de meus amigos) era um pouco de infantilismo meu, talvez uma regressão à infância, mas lendo seus bilhetes descobri que não, que a razão é justamente conforme suas palavras: ser ele altamente gostável e possuir candura. Você também tem candura, que se percebe ao ler uma só linha sua." Ela, Chico, não entendeu que você não é meu ídolo; eu não tenho ídolos. Você para mim é um rapaz de ouro, cheio de talento e bondade. Inclusive fico simplesmente feliz em ouvir quinhentas vezes em seguida "A banda", e um dia desse dancei com um de meus filhos. Mas é só, meu caro amigo. [...] Olhe, moça simpática, sua carta é um amor, e tenho certeza de que Chico ia gostar de você, é impossível não. Pois se Chico tem candura, e você acha que também tenho, você, minha amiguinha, é mil vezes mais cândida do que nós. Mando-lhe um beijo e tenho certeza de que Chico lhe manda outro beijo ― não, não desmaie. [...]

(Texto publicado originalmente no Jornal do Brasil, de 23/03/1968 e, posteriormente, no livro Todas as crônicas, de 2018.

Adaptado de: https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/15396/oi-chico). Acesso em: 14 ma. 2021.)

Qual é a figura de linguagem presente nos excertos “Inclusive fico simplesmente feliz em ouvir quinhentas vezes em seguida ‘A banda’ [...]” e “[...] você, minha amiguinha, é mil vezes mais cândida do que nós.”?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (A)

    ___

    ALITERAÇÃO ⇝ Repetição de consoantes.

    ANACOLUTO ⇝ É a mudança repentina na estrutura da frase. Eu, acho que estou passando mal

    ANÁFORA ⇝ Repetição de palavras em vários períodos ou orações. Muito quis, muito fiz

    ANTÍTESE ⇝ Ideias contrárias. Aproximação sentidos opostos, com a função expressiva de enfatizar contrastes, diferenças.

    ANTONOMÁSIA ou PERÍFRASE ⇝ Consiste em designar uma pessoa ou lugar por um atributo pelo qual é conhecido. Rainha dos Baixinhos

    APÓSTROFE ⇝ Consiste no uso do vocativo com função emotiva. Ó, Deus, tende piedade.

    ASSÍNDETO ⇝ A omissão de conectivos, sendo o contrário do polissíndeto. Correu, venceu

    ASSONÂNCIA ⇝ Repetição de encontro vocálicos. Minha foz do Iguaçu/Pólo Sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.

    CATACRESE ⇝ Desdobramento da Metáfora. Emprega um termo figurado como nome de certo objeto, pela ausência de termo específico. Céu da boca, braço do sofá

    COMPARAÇÃO ⇝ Compara duas ou mais coisas.

    CONOTAÇÃO ⇝ Sentido figurado.

    DENOTAÇÃO ⇝ Sentido de dicionário.

    ELIPSE ⇝ Omissão. Termo não dito, mas aferível

    EUFEMISMO ⇝ Emprego de uma expressão mais leve. Deu o último suspiro

    GRADAÇÃO/ CLÍMAX ⇝ Sequência de ideias. Crescentes ou decrescente.

    HIPÉRBATO ⇝ Inversão sintática. São como anjos os seus alunos

    HIPÉRBOLE ⇝ Exagero em uma ideia/sentença. Morri de tanto estudar.

    IRONIA ⇝ Afirmação ao contrário.

    LITOTE ⇝ Consiste em dizer algo por meio de sua negação. Não é das mais bonitas; não que seja uma má companhia

    METÁFORA ⇝ Palavras usadas não em seu sentido original, mas no sentido figurado.

    METONÍMIA ⇝ Substituição por aproximação. Quero ver um Portinari

    NEOLOGISMO ⇝ Criação de novas palavras. Xisnovar, achismo

    ONOMATOPEIAS ⇝ Representação gráfica de ruídos ou sons.

    PARADOXO ⇝ Elementos que se fundem e ao mesmo tempo se excluem. Era uma pobre garota milionária

    PARALELISMO ⇝ Repetição de palavras ou estruturas sintáticas que se correspondem quanto ao sentido.

    PARONOMÁSIA ⇝ Palavras com sons parecidos. O cavaleiro é um cavalheiro.

    PERÍFRASE ou CIRCUNLÓQUIO ⇝ Substituição de uma ou mais palavras por outra expressão. Sua frase está ortograficamente errada = você escreveu errado

    PERSONIFICAÇÃO/ PROSOPOPEIA ⇝ Atribuição de sentimentos e ações próprias dos seres humanos a seres irracionais.

    PLEONASMO ⇝ Reforço de ideia. Entra pra dentro

    POLISSÍNDETO ⇝ O uso repetido de conectivos.

    SILEPSE ⇝ Concordância da ideia e não do termo utilizado na frase e possui alguns tipos. Pode discordar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (sujeito na terceira pessoa e o verbo na primeira pessoa do plural. São Paulo é linda.

    SÍMILE ⇝ É semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos. Aproximação por semelhança.

    SINESTESIA ⇝ Quando há expressão de sensações percebidas por diferentes sentidos. Sorriso amargo, cantiga doce

    ZEUGMA ⇝ Omissão de uma palavra que já foi usada antes. Eles gostam de futebol; eu, de vôlei.

  • Hipérbole – Figura de pensamento, corresponde ao exagero intencional na expressão. “Quase morri de estudar.”

    Metáfora – Figura de palavra ou semântica, representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase. “A vida é uma nuvem que voa.” (A vida é como uma nuvem que voa.)

    Gab.: A.

  • Gabarito: letra A

    Há exagero na oração, caracterizando hipérbole.

  • → Figuras de linguagem são expressões conotativas.

    → Figuras de palavras ou semântica:

    • Comparação: relação de comparação entre dois ou mais termos, separados por conjunção.
    • Metáfora: comparação implícita entre dois ou mais termos.
    • Metonímia: substituição de um termo por outro equivalente.
    • Catacrese: emprego inadequado de um termo devido à perda de seu sentido original.
    • Perífrase ou antonomásia: substituição de um termo por outro que o caracterize.
    • Sinestesia: combinação de dois ou mais sentidos do corpo humano.
    • → Figuras de sintaxe ou construção:
    • Elipse: ocultação de palavra ou expressão na estrutura do enunciado.
    • Zeugma: omissão de um termo mencionado anteriormente.
    • Anáfora: repetição de uma ou mais palavras no início dos versos ou orações.
    • Pleonasmo: uso de termo dispensável para enfatizar determinada ideia.
    • Anacoluto: falta de conexão sintática entre o início de uma frase e a sequência de ideias.
    • Silepse: concordância ideológica.
    • Hipérbato: inversão da ordem direta dos elementos de uma oração ou período.
    • Polissíndeto: repetição da conjunção “e”.
    • → Figuras de pensamento:
    • Hipérbole: exagero na declaração.
    • Litotes: afirmação realizada pela negação do contrário.
    • Eufemismo: palavras ou expressões agradáveis para amenizar a declaração.
    • Ironia: sugerir o contrário do que se afirma.
    • Prosopopeia: personificação.
    • Antítese: oposição entre palavras, expressões ou ideias.
    • Paradoxo ou oximoro: antítese que expressa uma contradição.
    • Apóstrofe: interrupção da frase para interpelar ou invocar.
    • Gradação: sequência de ideias.

    → Figuras de som ou harmonia:

    • Aliteração: repetição de consoantes ou sílabas.
    • Assonância: repetição de vogais.
    • Onomatopeia: palavra cuja sonoridade está associada à coisa representada.
    • Paronomásia: palavras parecidas, mas com grafia, som e significado distintos.

  • vir quinhentas vezes em seguida ‘A banda

    hipérbole= exagero

  • GABARITO A

    HÁ UM EXAGERO NA FRASE, LOGO SE CARACTERIZA UMA HIPÉRBOLE.

  • “Inclusive fico simplesmente feliz em ouvir quinhentas vezes em seguida ‘A banda’ [...]” e “[...] você, minha amiguinha, é mil vezes mais cândida do que nós.”?

    Obvio que a pessoa não vai ouvir quinhentas vezes em seguida, ela pode até escutar quinhentas vezes mas com certeza não será em seguida

    Da mesma forma a amiguinha não é mil vezes mais cândida do que os demais, as duas expressões são exageros intencionais do locutor.

    Hipérbole: Baseada no exagero intencional do locutor, isto é, expressão uma ideia de forma exagerada.

    Exemplo: Liguei para ele milhões de vezes essa tarde. (ligou várias vezes mas não literalmente milhão de vezes)

    Eufemismo: atenua o sentido das palavras, suavizando as expressões do discurso.

    Exemplo: Ele foi para o céu. ( "para o céu" ameniza o discurso real "ele morreu")

    Metáfora: Consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espirito as associa e depreende entre elas certa semelhanças.

    Exemplo: Meu pensamento é um rio subterrâneo ( O poeta estabelece relações de semelhança entre um rio subterrâneo e o seu pensamento)

    Pleonasmo: Consiste no emprego de palavras redundantes para reforça uma ideia.

    Exemplo: Ele vive uma vida feliz

    Deve-se evitar os pleonasmo viciosos, que não têm valor de reforço, sendo antes fruto do desconhecimento do sentido das palavras, como por exemplos as construções: "subir para cima", "entrar para dentro", etc.

    Gradação: Os termos da frase são fruto de hierarquia ( ordem crescente ou decrescente)

    Exemplo: As pessoas chegaram à festa, sentaram, comeram e dançaram

  • A questão é sobre figuras de linguagem e quer saber qual a figura de linguagem presente em  “Inclusive fico simplesmente feliz em ouvir quinhentas vezes em seguida ‘A banda’ [...]” e “[...] você, minha amiguinha, é mil vezes mais cândida do que nós.”. Vejamos:

     .

    A) Hipérbole.

    Certo. Há uma hipérbole, ou seja, um exagero, em "ouvir quinhentas vezes" e "mil vezes mais cândida".

    Hipérbole: é uma afirmação exagerada. É uma deformação ela verdade que visa a um efeito expressivo.

    Ex.: Chorou rios de lágrimas.

     .

    B) Eufemismo.

    Errado.

    Eufemismo: consiste em suavizar a expressão de uma ideia triste, molesta ou desagradável, substituindo o termo contundente por palavras ou circunlocuções amenas ou polidas.

    Ex.: Fulano foi desta para melhor. [= morreu]

     .

    C) Metáfora.

    Errado.

    Metáfora: é o desvio da significação própria de uma palavra, nascido de uma comparação mental ou característica comum entre dois seres ou fatos.

    Ex.: "O pavão é um arco-íris de plumas."

    • Não confundir a metáfora com a comparação. Na comparação, os dois termos vêm expressos e unidos por nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, etc.):

    Nero foi cruel como um monstro. (comparação)

    Nero foi um monstro. (metáfora)

     .

    D) Pleonasmo.

    Errado.

    Pleonasmo: é o emprego de palavras redundantes, com o fim de reforçar ou enfatizar a expressão.

    Ex.: "Foi o que vi com os meus próprios olhos."

     .

    E) Gradação.

    Errado.

    Gradação: é uma sequência de ideias dispostas em sentido ascendente ou descendente.

    Ex.: Uma palavra, um gesto, um olhar bastava para despertar suspeita.

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra A

  • A) Hipérbole: Baseada no exagero intencional do locutor, isto é, expressão uma ideia de forma exagerada.

    B) Eufemismo: atenua o sentido das palavras, suavizando as expressões do discurso.

    C) Metáfora: Consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espirito as associa e depreende entre elas certa semelhanças.

    D) Pleonasmo: Consiste no emprego de palavras redundantes para reforça uma ideia.

    E) Gradação: Os termos da frase são fruto de hierarquia ( ordem crescente ou decrescente)

  • Repetindo o comentário da colega Ana Paula, apenas para salvar:

    → Figuras de linguagem são expressões conotativas.

    → Figuras de palavras ou semântica:

    • Comparação: relação de comparação entre dois ou mais termos, separados por conjunção.
    • Metáfora: comparação implícita entre dois ou mais termos.
    • Metonímia: substituição de um termo por outro equivalente.
    • Catacrese: emprego inadequado de um termo devido à perda de seu sentido original.
    • Perífrase ou antonomásia: substituição de um termo por outro que o caracterize.
    • Sinestesia: combinação de dois ou mais sentidos do corpo humano.
    • → Figuras de sintaxe ou construção:
    • Elipse: ocultação de palavra ou expressão na estrutura do enunciado.
    • Zeugma: omissão de um termo mencionado anteriormente.
    • Anáfora: repetição de uma ou mais palavras no início dos versos ou orações.
    • Pleonasmo: uso de termo dispensável para enfatizar determinada ideia.
    • Anacoluto: falta de conexão sintática entre o início de uma frase e a sequência de ideias.
    • Silepse: concordância ideológica.
    • Hipérbato: inversão da ordem direta dos elementos de uma oração ou período.
    • Polissíndeto: repetição da conjunção “e”.
    • → Figuras de pensamento:
    • Hipérbole: exagero na declaração.
    • Litotes: afirmação realizada pela negação do contrário.
    • Eufemismo: palavras ou expressões agradáveis para amenizar a declaração.
    • Ironia: sugerir o contrário do que se afirma.
    • Prosopopeia: personificação.
    • Antítese: oposição entre palavras, expressões ou ideias.
    • Paradoxo ou oximoro: antítese que expressa uma contradição.
    • Apóstrofe: interrupção da frase para interpelar ou invocar.
    • Gradação: sequência de ideias.

    → Figuras de som ou harmonia:

    • Aliteração: repetição de consoantes ou sílabas.
    • Assonância: repetição de vogais.
    • Onomatopeia: palavra cuja sonoridade está associada à coisa representada.
    • Paronomásia: palavras parecidas, mas com grafia, som e significado distintos.