SóProvas


ID
5345035
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A busca por um sentido


“Os dois dias mais importantes da sua vida são aqueles em que você nasceu e aquele em que descobre o porquê.” A máxima atribuída ao escritor americano Mark Twain (1835- 1910), autor de clássicos como As Aventuras de Tom Sawyer (1876), resume com precisão o valor de encontrar um propósito para a própria existência. Naturalmente, nunca é demais sublinhar, a busca por um sentido para estar vivo se confunde com o humano – ou, melhor ainda, com “ser” humano.

    Há cerca de 50000 anos, quando, segundo achados recentes, o Homo Sapiens começou a pintar nas paredes das cavernas, desenhávamos figuras místicas, como caçadores dotados de superpoderes, que pareciam auxiliar os homens daquela época a situar a si mesmos em meio ao desconhecido. De lá para cá, não existem indícios de que se possa chegar a uma razão única que justifique o viver – porém cada indivíduo pode descobrir a sua.

    Diante da pergunta “por que estamos aqui?”, feita durante uma entrevista, o escritor Charles Bukowski (1920- 1994), alemão radicado nos Estados Unidos, destacou: “Para quem acredita em Deus, a maior parte das grandes questões pode estar respondida. Mas, para aqueles que não aceitam a fórmula de Deus, as grandes respostas não estão cravadas na pedra. Nós nos ajustamos a novas condições e descobertas”.

    No rastro desse debate, outra indagação se impõe: afinal, vale tanto assim o esforço de refletir acerca dos motivos de estar na Terra? Um estudo publicado em dezembro no periódico científico Journal of Clinical Psychiatry (EUA) foi pioneiro ao garantir que, até mesmo do ponto de vista da saúde física e mental, vale, sim, a pena. O veredito do estudo: aqueles que revelavam ter descoberto sentido em sua vida demonstravam também melhores condições de saúde, tanto psicológica como física. Enquanto isso, ocorreu o contrário com os que declaravam estar no máximo em um processo de busca. Esses apresentavam, com maior frequência, problemas de saúde.

(Sabrina Brito, Veja, 15.01.2020. Adaptado)

As citações de ideias dos escritores Mark Twain e Bukowski são uma estratégia da jornalista para

Alternativas
Comentários
  • gab: c

    introduzir e ilustrar o tema central do texto, que está explicitado no título

  • ACERTEI, mas a alternativa A me deixou na dúvida tbm

  • ''A'' está esrrada porque eIa nao argumenta sobre o sentido da vida em si, mas sim como aqueIes que encontram significado neIe, exibem meIhora na sua saúde... errei essa

  • GAB. C

    Citações dos dois autores, no texto:“Os dois dias mais importantes da sua vida são aqueles em que você nasceu e aquele em que descobre o porquê.”

    “Para quem acredita em Deus, a maior parte das grandes questões pode estar respondida. Mas, para aqueles que não aceitam a fórmula de Deus, as grandes respostas não estão cravadas na pedra. Nós nos ajustamos a novas condições e descobertas”

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O porquê de não ser a “A”

    A questão do reflexo na saúde das pessoas não é citada pelo dois autores, mas, sim, pelo periódico científico dos EUA:

    “aqueles que revelavam ter descoberto sentido em sua vida demonstravam também melhores condições de saúde, tanto psicológica como física. Enquanto isso, ocorreu o contrário com os que declaravam estar no máximo em um processo de busca. Esses apresentavam, com maior frequência, problemas de saúde”.

  • Acho que a LETRA A aponta a SETA para o útimo parágrafo.

    O científico Journal of Clinical Psychiatry (EUA)  afirmou isso e n os outros dois lá.

  • Cara na Boa, essa pessoa que está colocando esses texto CERTAMENTE ESTÁ ESTUDANDO TEMAS COMPLEXOS,POIS DEMOREI PARA COLOCAR LETRA C, ATE PORQUE ELE INDUZ A COLOCAR LETRA A

    MAS QUANDO VC PEGA O TÍTULO,ENTÃO VC NOTA QUE OS DOIS "TEÓRICOS " ESTÃO RESPONDENDO O TÍTULO.

    LEIAM

    Mark Twain o que vc acha sobre A busca por um sentido?

    Mark Twain (1835- 1910), autor de clássicos como As Aventuras de Tom Sawyer (1876), resume com precisão o valor de encontrar um propósito para a própria existência. Naturalmente, nunca é demais sublinhar, a busca por um sentido para estar vivo se confunde com o humano – ou, melhor ainda, com “ser” humano.

        Há cerca de 50000 anos, quando, segundo achados recentes, o Homo Sapiens começou a pintar nas paredes das cavernas, desenhávamos figuras místicas

    o

    Charles Bukowski o que vc acha sobre A busca por um sentido?

    Charles Bukowski (1920- 1994), alemão radicado nos Estados Unidos, destacou: “Para quem acredita em Deus, a maior parte das grandes questões pode estar respondida. Mas, para aqueles que não aceitam a fórmula de Deus, as grandes respostas não estão cravadas na pedra. Nós nos ajustamos a novas condições e descobertas”.

        No rastro desse debate.........

    É UM DEBATE DE IDÉIAS!

    QUESTÃO QUE TEM QUE RESPONDER COM MUITA ATENÇÃO!

  • Não é o sentido da vida que tem reflexo na saúde das pessoas mas sim refletir sobre o sentido da vida.

    Também demorei a entender o erro da letra A.

  • Dava para ficar entre B, C. Todavia, não pode ser B, se você ler com cautela, perceberá que a autora não utilizou os escritores para contestar suas ideias, ao contrário, ela os usa para dar sustentação ao seu ponto de vista.

  • Alguém sabe explicar o porquê a letra B é incorreta?

  • Como os colegas disseram, a letra A te induz ao erro. A VUNESP está cobrando cada vez mais a interpretação literal do texto, e por maldade colocando uma questão como essa, que tem tudo para estar certa, porém extrapola o texto.