SóProvas


ID
534547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


Quantitativamente, o patrimônio é considerado como fundo de valores, representado pelo ativo (bens e direitos) e pelo passivo (obrigações).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Aspectos do Patrimônio

    ASPECTO QUANTITATIVO

    Neste aspecto os elementos patrimoniais são considerados sob um aspecto homogêneo, que é o da tradução monetária de seus valores, formando por assim dizer um fundo de valores, representados de um lado por valores positivos (ATIVO – bens e direitos) e de outro os valores negativos (PASSIVO - obrigações),

    FONTE: https://www.algosobre.com.br/contabilidade-geral/aspectos-do-patrimonio.html

    bons estudos

  • Gabarito: Certo

    Patrimônio: conjunto de bens, direitos e obrigações.

  • CORRETO

    Patrimônio:

    Quantitativo -> fundo de valores -> (quantificar valores de: bens, direitos e obrigações)

    Qualitativo --> natureza das contas-> qualificar ->( bens, direitos e obrigações)

    O objeto da contabilidade é o estudo do Patrimônio administrável considerado sob o ponto de vista econômico e jurídico e ainda seus aspectos quantitativos e qualitativos.

    1.1 ASPECTO QUANTITATIVO;

    Neste aspecto os elementos patrimoniais são considerados sob um aspecto homogêneo, que é o da tradução monetária de seus valores, formando por assim dizer um fundo de valores, representados de um lado por valores positivos (ATIVO – bens e direitos) e de outro os valores negativos (PASSIVO - obrigações).O atributo quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais e valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja “valor”, por que os conceitos sobre a matéria são extremamente variados.

    1.2 ASPECTO QUALITATIVO ; Aspecto qualitativo do patrimônio entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. (Ribeiro, 2010 p.9)