SóProvas


ID
5346631
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos conceitos básicos de administração, aos tipos de organização, às estruturas organizacionais, à departamentalização, aos organogramas e aos fluxogramas, julgue o item. 



O organograma circular é ideal para demonstrar as  relações de hierarquia dentro de uma organização. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    No organograma circular, também chamado de organograma radial, a hierarquia não é algo que sobressai.

    No centro deste círculo fica o cargo de maior poder de decisão, ou seja, o presidente da empresa, e as outras partes que a compõem vão sendo colocadas aos lados.

    A ideia desse organograma é diminuir as diferenças entre os cargos, ressaltar a importância do trabalho em equipe, onde todas as pessoas podem trabalhar de maneira colaborativa.

  • Gabarito: Errado

  • ERRADO

    • O organograma clássico ou vertical é ideal para demonstrar as relações de hierarquia dentro de uma organização.

    DEFINIÇÕES DOS ORGANOGRAMAS VERTICAL E CIRCULAR:

    Clássico ou vertical

    Trata-se do modelo mais conhecido de organograma empresarial, com as caixas dos cargos distribuídos por grau de importância, do topo até a base. Quanto mais elevada for a responsabilidade e autonomia inerente ao cargo, mais no alto ele estará posicionado no organograma.

    Ou seja, no alto ficam o presidente, o superintendente etc, enquanto na base situam-se os colaboradores das funções mais operacionais. Nas caixas são descritas as áreas da empresa.

    Circular ou radial

    É considerado um modelo mais moderno de organograma. Nele, os níveis mais elevados estão dispostos no centro, com o nível hierárquico diminuindo sucessivamente nas camadas mais externas do gráfico.

    Muitas empresas utilizam esse modelo de organograma por acreditar que ele transmite melhor uma ideia de colaboração entre as áreas de diferentes níveis, sem valorizar de forma excessiva a questão da hierarquia.

  • Gab: ERRADO

    Para melhor visualizarmos a hierarquia, o ideal é o organograma VERTICAL, visto que sua visão é clara e objetiva a respeito de quem se reporta a quem e deixa claro o tipo de departamentalização adotado pela empresa. A contrassenso, temos o organograma CIRCULAR ou em Rede. Ele privilegia o senso de cooperação e sinergia da equipe, vai do centro (líderes), para as bases (liderados).

    1. Veja abaixo o exemplo de cada uma delas.

    Vertical: https://blog.lugarh.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Como-funciona-o-organograma-de-uma-empresa.jpg

    Circular: https://static.coalize.com.br/assets/base/824/89c/973/organograma-radial-ou-circular.png

    -----------

    Acesse --> Linktr.ee/soresumo e baixe suas amostras.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Estrutura Organizacional, sendo mais especificamente cobrado o organograma circular.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Primeiramente, é imperioso ressaltar que a estrutura organizacional está relacionada com a função organização do processo administrativo.

    Chiavenato (2018) versa que “a estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas". (Chiavenato, 2018, pág. 505).

    Neste contexto, tem-se o estabelecimento de modo formal da estrutura organizacional, que pode ser visualizada por meio de organograma, o qual é a representação gráfica da estrutura organizacional.

    Ademais, é por meio do organograma que todos os indivíduos envolvidos reconhecem a sua posição hierárquica e suas responsabilidades. Existem vários tipos de organogramas que se diferenciam de acordo com a estrutura organizacional, os quais podem apresentar maior ou menor riqueza de detalhes.

    São tipos de gráficos de organização: organograma hierárquico, organograma funcional, organograma de relacionamento, organograma linear de responsabilidade e organograma circular.

    Nesta esteira, o organograma circular é um organograma elaborado em círculos concêntricos que são traçados em linhas pontilhadas ou tracejadas, que representam os diversos níveis hierárquicos.

    Deste modo, o referido organograma reduz a possibilidade de conflitos e tem um visual mais suave. Geralmente, é aplicado em instituições modernas ou do terceiro setor com o objetivo de ressaltar o trabalho em grupo, não havendo a preocupação em representar a hierarquia.

    Para facilitar o entendimento, apresentamos a imagem a seguir que demonstra um exemplo de organograma Circular.


    Ante o exposto, a questão está errada, uma vez que o organograma não tem o intuito de enfatizar as relações de hierarquia, mas com o objetivo de ressaltar o trabalho em grupo.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5ª ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018.


    Gabarito do Professor: ERRADO.