Princípios da Administração Científica de Taylor:
PPCE
Planejamento: o trabalho deve ser planejado pela organização com base em métodos científicos, e não operado conforme o critério individual do trabalhador.
Preparo: os trabalhadores devem ser cientificamente selecionados com base em suas aptidões e treinados para as tarefas planejadas.
Controle: o trabalho deve ser controlado para que seja possível verificar se o que foi planejado está sendo cumprido.
Execução: deve ser distribuída de forma planejada.
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os princípios da administração científica. Neste caso, marquemos a alternativa que contém o princípio que objetiva selecionar cientificamente os trabalhadores.
Frederick Taylor, pai da administração científica, estabeleceu as regras, que se sagraram princípios da administração científica. São eles:
- Planejamento: implica que as tarefas devem ser planejadas, baseadas em estudos, eliminando os critérios subjetivos e o empirismo. A ideia, com este princípio, era substituir o improviso e a atuação empírica pelos métodos científicos.
- Execução: marca a separação entre o planejamento e a execução do trabalho, distribuindo distintamente as atribuições e responsabilidades, cabendo à direção, a função de pensar e definir os processos; e aos trabalhos, a execução.
- Preparo de mão de obra: trabalhadores são selecionados cientificamente, segundo as aptidões e treinados para seguir os métodos de trabalho - de máquinas, equipamentos, ferramentas e arranjo físico.
- Princípio do controle: significa que o trabalho deve ser rigidamente controlado, de modo a garantir que estar sendo executado segundo as normas e planos previstos.
Com base no assunto acima, podemos relacionar a seleção científica do trabalhador ao princípio do Preparo.
GABARITO: A
Fonte:
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.