Gabarito D
I CERTA. No diagnóstico das competências humanas ou mapeamento de competências é a fase em que ocorre a identificação das competências dos funcionários e o levantamento da lacuna entre as competências esperadas e as que eles realmente possuem.
Segundo Ienaga (1998), “O mapeamento de competências objetiva identificar o gap ou lacuna de competências, isto é, a diferença entre as competências necessárias para concretizar a estratégia formulada e as competências internas já disponíveis na organização”.
Nesta etapa, realiza-se o diagnóstico das competências (organizacionais e humanas, isto é, identifica-se a lacuna (gap) existente entre competências já disponíveis na organização é no mapeamento de competências ou diagnóstico de competências que se faz a relação das competências adquiridas na organização para a consecução dos objetivos estratégicos organizacionais.
Segundo Brandao (2017), “O passo inicial do mapeamento consiste em identificar as competências necessárias à consecução dos objetivos da organização. O objetivo é identificar categorias, descrever objetivamente o conteúdo das mensagens e identificar indicadores que permitam fazer inferências a respeito de competências relevantes para a concretização dos objetivos da organização”.
II CERTA. Uma competência não é apenas um saber, um conhecimento, nem é apenas uma habilidade, um saber fazer; nem apenas uma atitude, uma vontade de querer fazer. Uma competência é um somatório do conhecimento, da habilidade e da atitude e considera a agregação de valor e a entrega que o profissional faz para a organização.
Segundo Gramigna (2007),“O desenvolvimento de competências de uma pessoa pode ser comparado ao processo de crescimento de uma árvore. As competências seriam características genéricas que podem ser desdobradas em atitudes, conhecimentos e habilidades”. Os colaboradores trazem para a organização suas habilidades, conhecimentos, atitudes, comportamentos e percepções e por meio delas agregam valor à organização. O indivíduo, portanto, para lidar de forma adequada com os desafios de seu contexto organizacional, social ou econômico, precisa deter uma série de conhecimentos, habilidades e atitudes que tem como resultado o desempenho esperado entregando valor tanto para o próprio indivíduo como para a organização.
III CERTA. Inovação é o desenvolvimento ou aprimoramento de um produto ou serviço para o qual existe algum interesse organizacional ou social. Assim, a inovação pode também ser conceituada como uma mudança no produto, serviço ou processo que agrega valor e gera vantagem competitiva.
De acordo com o Manual de Oslo (2018): “Uma inovação é um produto ou processo novo ou melhorado (ou uma combinação deles) que se difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da unidade e que foi disponibilizado a potenciais usuários (produto) ou colocados em uso pela unidade (processo)”.
Fonte: Prof. Francisco Sousa