A questão acima tem como tema central a grande quantidade de incêndios florestais que ocorreram no mundo e no Brasil, enfatizando as causas que levaram a esses desmatamentos.
Na questão, é solicitado para que o candidato julgue a afirmação que aponta que em 2020, os incêndios florestais ocorreram mesmo com as temperaturas amenas, inexistência de ventos fortes e a elevada umidade do ar, que são fatores, que em tese, dificultaria a incidência dessas queimadas.
No ano de 2020, houve uma série de incêndios florestais em todo o mundo, em que segundo cientistas, esses focos foram os maiores em escalas e emissões de CO2 por quase duas décadas. No Brasil, tivemos um desmatamento intenso no Pantanal e na Amazônia, que atingiram índices preocupantes de devastação que não eram vistos há muito tempo.
É importante ressaltar que muitos dos biomas que sofreram com incêndios, tais como as savanas africanas e o Pantanal, todo ano tem incêndios naturais, que servem como uma espécie de regeneração para a vegetação desses biomas. Entretanto, com as mudanças climáticas que vem ocorrendo com o aumento do desmatamento e do aumento da emissão de CO2 vêm gerando climas mais quentes, secos e sem chuvas que potencializam o alastramento das chamas causadas pelo incêndio natural. Sem dizer que fatores antrópicos, sobretudo no Brasil, com a expansão da fronteira agropecuária, vem causando o aumento do desmatamento, que a médio e longo prazo, pode trazer vários impactos ambientais para o país.
Além disso, segundo dados da ONU, em 2020 tivemos um dos anos mais quentes da história, em razão de mudanças climáticas, onde tivemos 1,2°C a mais em todo Planeta em relação ao ano de 2019.
Portanto, a afirmação está ERRADA.
Gabarito do Professor: Errado.