SóProvas


ID
5350249
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV - AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As duas primeiras décadas do século XXI estão sendo marcadas por acontecimentos extremos, com mudanças acentuadas no campo ambiental, graves atos terroristas e governos assumindo posições claramente autoritárias. Tudo isso vem ocorrendo em um mundo globalizado, o que determina a conexão de tudo entre todos. Considerando essa síntese da atualidade brasileira e mundial como referência inicial, julgue o item.

Em 2020, apesar das temperaturas amenas, da inexistência de ventos fortes e da elevada umidade do ar, houve a proliferação de grandes incêndios florestais pelo mundo afora, inclusive no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Em 2020, apesar das temperaturas amenas, da inexistência de ventos fortes e da elevada umidade do ar, houve a proliferação de grandes incêndios florestais pelo mundo afora, inclusive no Brasil.

  • O final está correto, mas o início não.

    Em 2020 houve ventos fortes sim, ou vcs esqueceram do novo ciclone que ocorreu em Porto Alegre?

    Relembre: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/novo-ciclone-extratropical-deve-provocar-ventos-de-ate-90-km-h-no-rs/

  • ERRADO

    APENAS MARQUEM. É O QUE A QUESTÃO PEDE.

    PRÓXIMA QUESTÃO!!!

  • A questão acima tem como tema central a grande quantidade de incêndios florestais que ocorreram no mundo e no Brasil, enfatizando as causas que levaram a esses desmatamentos.
    Na questão, é solicitado para que o candidato julgue a afirmação que aponta que em 2020, os incêndios florestais ocorreram mesmo com as temperaturas amenas, inexistência de ventos fortes e a elevada umidade do ar, que são fatores, que em tese, dificultaria a incidência dessas queimadas.
    No ano de 2020, houve uma série de incêndios florestais em todo o mundo, em que segundo cientistas, esses focos foram os maiores em escalas e emissões de CO2 por quase duas décadas. No Brasil, tivemos um desmatamento intenso no Pantanal e na Amazônia, que atingiram índices preocupantes de devastação que não eram vistos há muito tempo.
    É importante ressaltar que muitos dos biomas que sofreram com incêndios, tais como as savanas africanas e o Pantanal, todo ano tem incêndios naturais, que servem como uma espécie de regeneração para a vegetação desses biomas. Entretanto, com as mudanças climáticas que vem ocorrendo com o aumento do desmatamento e do aumento da emissão de CO2 vêm gerando climas mais quentes, secos e sem chuvas que potencializam o alastramento das chamas causadas pelo incêndio natural. Sem dizer que fatores antrópicos, sobretudo no Brasil, com a expansão da fronteira agropecuária, vem causando o aumento do desmatamento, que a médio e longo prazo, pode trazer vários impactos ambientais para o país.
    Além disso, segundo dados da ONU, em 2020 tivemos um dos anos mais quentes da história, em razão de mudanças climáticas, onde tivemos 1,2°C a mais em todo Planeta em relação ao ano de 2019.
    Portanto, a afirmação está ERRADA.

    Gabarito do Professor: Errado.